Loft: mais que um espaço, um estilo de vida..

Vamos falar sobre o loft e de quebra ter inspirações na maravilhooooosas de decoração industrialEu amoooo e selecionei muitas coisas legais pra te inspirar.. 

Em pleno século 21, o modo de vida agitado e contemporâneo já não mais admite ambientes muito compartimentados e com funções exclusivas. A procura por espaços amplos, com pé-direito alto e integração dos ambientes aumenta a cada ano e isso muito tem a ver com o estilo de vida mais dinâmico e livre escolhido por muitas pessoas.

01

02

Há quem diga que os primeiros traços que deram vida a um loft saíram da prancheta do arquiteto francês Le Corbusier ao projetar apartamentos amplos, com pé-direito duplo e muita luz natural. No entanto, o conceito foi reproduzido apenas nos anos 1930, nos subúrbios de Manhattan e na década de 60, os lofts viraram sinônimo de moradia moderna e jovem (artistas, pintores e fotógrafos transformavam galpões e antigas fábricas em opções baratas para trabalhar e viver.) Os lofts de Nova York eram conhecidos por não terem paredes dividindo os ambientes, pelos mezaninos de madeira ou ferro e seus grandes elevadores de carga, além de pé-direito alto e grandes janelas.

06

04

O que um loft de verdade tem:

• Pé-direito de, no mínimo, 3,20 metros

• Ausência de paredes como divisões internas

• Ambientes conjugados preferencialmente em um nível só

• Colunas de sustentação aparentes

• Tijolos e tubulações à vista – elétrica, hidráulica e de ar-condicionado

• Ausência de forro e piso. O chão é de cimento

• Uso de materiais frios, como cerâmica

• Iluminação natural garantida por grandes janelas

03

05

07

08

No Brasil, acabaram surgindo muitas adaptações e a maioria dos projetos lançados se distanciam muito do conceito original (são os chamados lofts-fake ou apartamentos loft-inspired). Muitos duplex encontrados no mercado, embora não sejam nada amplos, são vendidos como lofts só por causa do pé-direito duplo.  Então, o que na verdade acaba ocorrendo, são projetos de ambientes “loftados“, considerando que dificilmente encontraremos galpões de fábrica nas áreas em que as pessoas gostariam de morar. Ainda assim, o metro quadrado de um loft é cerca de 20% mais caro do que o de um apartamento convencional de mesma localização.

08

09

10

11

12

loft - 13

Pra finalizar.. você sabe a diferença entre loft, studio e duplex? O duplex nada mais é do que um apartamento de dois andares (uma espécie de “apartamento sobrado”). Se for de três andares, o nome é triplex. Já a diferença entre loft e studio se resume basicamente ao tamanho, considerando que o estúdio é relativamente menor e possui mais divisões internas nas áreas íntimas.

db3db9f4b0f3ba48c60f211d7f9c823f

 Até a próxima,

@maimbrizola

Leia também...

Deixe um comentário