Atendendo a pedidos, hoje trago dicas de alguns livros que adoro e que são de fácil compreensão para quem está começando a viajar pelo mundo dos vinhos.
Tenho uma vasta biblioteca, mas dentre tantos tenho meus favoritos.
Faço questão de comprar também esses livros mais ao estilo “guias” porque sempre tem algum macete de harmonização, alguma coisinha que a gente não conhece…E aprender nunca é demais, né gente?!
Vamos lá:
- Como Degustar Vinhos – Jancis Robinson: Sou fã incondicional dela. A crítica mais respeitada e a mulher mais inspiradora do mundo dos vinhos. Nesse livro ela ensina coisas simples, desde etiqueta em degustação, como segurar taças, cuspir o vinho, até mesmo as interações com alimentos, o porquê de respeitar as três fases da degustação: olhar, sentir e beber. A leitura é fácil e prazerosa. Um outro livro da tia Jancis que eu adorei foi o “Expert em Vinhos em 24 Horas”. Falei sobre ele no meu blog pessoal há poucos dias, confira aqui.
- Wine Folly: Eu já era fã do site, super ilustrado, com mapas didáticos e comprei o livro logo que foi lançado nos Estados Unidos. Agora tem a versão em língua portuguesa. Pra mim é o mais lindo de todos, é colorido, alegre e muito fácil de consultar. Traz as principais uvas e os principais tipos de vinhos por classificação e em cada um deles dá dicas de harmonização.
- Harmonização. O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida – Euclides Penedo: Um bom livro de harmonização sempre vale a pena. Não adianta comprar um belo vinho ou cozinhar um delicioso prato se o casamento de ambos não for valorizado. Esse livro ensina vários pequenos macetes para não errar e traz indicações para pratos típicos do mundo todo. É meu favorito no tema.
Sem Segredos – Matt Skinner: Matt é o sommelier responsável pela educação em vinhos do Projeto Fifteen de Jamie Oliver. Tem terminologia simples e é um livro com excelente preço. Dele veio uma de minhas citações favoritas sobre o que é entender o vinho:
Eu me lembro que uma vez o escritor australiano Max Allen disse algo como ‘Aborde o vinho da mesma maneira como se estivesse aprendendo a andar de bicicleta. Primeiro, você precisa de coragem – você tem que realmente querer fazer isso. Monte nela, e com direção e paciência, tudo virá junto.’
Eu compro meus livros pela internet, pesquiso em diversos sites e sempre encontro bons preços. Vale a pena dar uma fuçadinha de vez em quando.
Ah! Não esqueçam de acompanhar a leitura com uma tacinha, hein?!
Até a próxima coluna, Keli Bergamo.