Living Coral- A cor desejo que você deve botar pra jogo em 2019

Inicia-se um novo ano e logo pensamos em renovação, traçamos novos planos, idéias e buscamos mil novidades. E assim também é na moda a cada ano, coleção ou estação: com novas formas, conceitos e cores! Sim… as cores e seus significados, que nos transmitem sensações, nos proporcionam experiências ou simplesmente nos fascinam pela beleza particular que exibem.

Há quase 20 anos, a marca Pantone seleciona a cor do ano, que vai ser a tendência máxima e aparecer em todos os lugares. Em 2019, o Living Coral (coral vivo) com número 16-1546 foi a cor selecionada. A escolha é baseada em uma minuciosa e consistente pesquisa das novas tecnologias, novas matérias primas, texturas, tendências de design, obras de arte, novos lifestyles, desfiles das coleções de moda e detalhes do mundo inteiro.

O coral remete à força, movimento, euforia, humor, alegria, vitalidade, criatividade, diversão e atitudes positivas. É uma cor quente, resultado da mistura das cores primárias vermelho e amarelo, e sua escolha foi inspirada principalmente no fundo do mar, recifes de corais e peixes, que passam algo vibrante e suave ao mesmo tempo; e pela ideia do energizante, espirituoso e sociável, simbolizando a busca por otimismo e alegria. A cor desse ano é uma reação à necessidade de estarmos sempre ligados à tecnologia e ao mesmo tempo indo atrás de uma experiência autêntica e íntima: um equilíbrio encontrado no simbolismo da cor. Em resumo, o Living Coral representa nossa realidade atual: a de sermos conectados e ativos, mas também de estarmos sempre procurando paz interior.

Looks de desfiles Primavera-Verão 2019 com a cor Pantone 16-1546. –  Fonte: tag-walk.com

-primeira linha todos os looks são da marca Akris. Segunda linha na ordem em que aparecem: Poiret, Brandon Maxwell, Marine Serre, Acne Studios, Cédric Charlier. Na terceira linha em sequência: Altuzarra, Poiret, Koché, Prada e Valentin Yudashkin.

Nas imagens acima podemos ver looks de diversas marcas do cenário internacional que utilizaram o coral vivo em seus looks. Ele veio em looks monocromáticos, em peças isoladas, somente em detalhes da peça, como parte de alguma estampa ou em acessórios. Nesses e em muitos outros desfiles internacionais e nacionais, os tons mais intensos dessa cor aparecem fortemente e um degradê com seus subtons também, além de laranjas, rosados e vermelhos: uma representação de escala de corais de um universo submerso encantador.

Além das passarelas, um ótimo termômetro e inspiração para moda e para as tendências são as ruas, onde a “cor vibrante porém suave” apareceu na camiseta de modelagem basiquinha, em vestidos, detalhes da estampa (vichy, listras, floral e tie dye), faixas laterais, recortes estratégicos, calçados, óculos de sol, calças, saias e muito mais. Com essas referências incríveis é possível decretarmos o fim do uso de roupas sem graça! Abaixo seguem ideias incríveis para usarmos o Living Coral.

Looks de street style com a cor do ano de 2019. Fontes: tag-walk.com, thesartorialist.com, styledumonde.com, harpersbazaar.com e fashionista.com

– primeira linha todos os looks são da marca Akris. Segunda linha na ordem em que aparecem: Poiret, Brandon Maxwell, Marine Serre, Acne Studios, Cédric Charlier. Na terceira linha em sequência: Altuzarra, Poiret, Koché, Prada e Valentin Yudashkin. – Fonte: tag-walk.com

Ao tentarmos combinar o coral vivo com as outras cores, podemos constatar que ela dá match com: turquesa, roxo, azul, vermelho, rosa, laranja, branco… mas para um resultado certeiro, é preciso saber coordenar a cor do momento com as cores e os tons certos. A Pantone Color Institute e seus experts, fizeram cartelas de grupos de cores que combinam com o Living Coral para nos ajudar a ter êxito nessa missão! São 5 paletas: Under the Sea, Shimmering Sunset, Sympatico, Trippy e Focal Point, cada uma com um tema e foco. Podemos conferir no site https://www.pantone.com/color-intelligence/color-of-the-year/color-of-the-year-2019-palette-exploration  mais detalhes das cores, paletas e a harmonia na proporção das cores. Vale a pena dar uma olhada nessas sugestões!!!

Paletas de cores propostas pela Pantone para harmonização com a cor desejo do ano. – Fonte – pantone.com

Dicas para usar a cor Living Coral:

– Para inserirmos essa cor aos poucos em nossas vidas, vale apostarmos em acessórios, estampas, esmaltes e maquiagens;

-O coral com toque flúor favorece muito o bronzeado, e no Verão podemos usar e abusar desse contraste lindo!

-Apesar de ser uma ótima cor para estações quentes, podemos inseri-la em todas as épocas do ano ao harmonizarmos com cores e modelos cerretos;

-Looks monocromáticos com corte clean deixam o coral vivo mais moderno;

-A cor de 2019 transmite algo mais irreverente, mas podemos dar uma cara nova ao look, tudo vai depender da composição e dos mínimos detalhes. A moda nos proporciona tudo isso, pois são vários elementos, que talvez sozinhos representem uma coisa, mas reunidos com outros, conseguimos ressignificá-los, passando uma imagem final conforme nossa escolha. Um look com a cor 16-1546 da Pantone pode ser: chic, romântico, moderno, clássico, divertido e muito mais!

Utilizar a cor do ano é legal e ao vestirmos looks com essa cor, mostramos que estamos antenadas; mas é bom lembrarmos que o mais importante é sermos fiéis ao nosso estilo e que se não gostamos de uma cor ou um modelo, não devemos usar somente para estar na moda e por dentro das tendências… autoconhecimento é o caminho para que possamos usar o que nos favorece, nos valoriza, o que gostamos e nos identificamos de verdade. Isso faz com que a roupa seja parte de nós, uma coisa só e orgânica; e não algo que parece que não nos pertence. A cor pode ser uma grande aliada para montarmos looks autênticos e lindos, além de nos ajudar a criar uma identidade autoral na moda. Então vamos usar essa vivacidade a nosso favor? Eu aceito o desafio e você? Vamos nessa?

Bárbara Guimarães

Leia também...

Deixe um comentário