Lentes de Contato Dental – Da estética à funcionalidade

Um sorrisão bonito, alinhado e branquinho conta muitos pontos na hora de conseguir aquele sonhado emprego, na hora da conquista e até mesmo para nos sentir melhor com o espelho.

Sempre digo que o sorriso é o nosso cartão de visitas!

Os laminados cerâmicos, mais conhecidos como lentes de contato dental, conseguem corrigir imperfeições nos dentes, alterando cor, forma, tamanho, corrigindo dentes girados e até mesmo fechando pequenos espaços. Dentre as suas vantagens, posso citar a aparência natural (difícil diferenciar as lentes de contato dental com os dentes naturais), estabilidade da cor (não mancham facilmente como a resina), pouco desgaste nos dentes e o fato de ser um tratamento rápido.

E engana-se quem pensa que elas vão trabalhar somente com a estética!

Estes laminados também podem devolver função mastigatória e até mesmo aumentar a altura dos dentes posteriores, em casos de perda de dimensão vertical que pode acontecer com a idade, ou por hábitos parafuncionais, como o bruxismo e/ou erosão ácida. Temos inclusive casos em que as lentes também são colocadas na parte de trás dos dentes, sabia?

Por isso uma boa avaliação com um profissional capacitado é muito importante.

O diagnóstico do caso é primordial, assim como educar o paciente a ter uma adequada higiene bucal, uma vez que o dente natural estará por baixo das lentes. Isso mesmo!! E repito: o dente natural estará por baixo. Mas o que isso quer dizer?

Se o paciente não cuidar, a doença cárie poderá aparecer (assim como gengivite, periodontite…) e levará o tratamento ao insucesso.

Além disso, os portadores das lentes devem cuidar com fraturas (nada de abrir garrafa de cerveja com a boca ou morder caneta, hein?) e visitar o dentista a cada 6 meses.

Tomando certos cuidados, a durabilidade das lentes pode ser de 10 anos ou mais.

Agora que você já aprendeu um pouquinho mais sobre essas maravilhas, que tal dar um upgrade nos dentinhos e esbanjar sorrisos lindos por ai?

Leia também...

Deixe um comentário