Jejum Intermitente

O jejum intermitente é um assunto que tem sido muito debatido atualmente. Jejuar nada mais é do que ficar um período de tempo sem comer, que pode ser durante 8 horas (o tempo que você está dormindo a noite e não se alimenta é jejum), 12 horas, 14 horas, 16 horas, etc.

Só que no jejum intermitente você planeja esse período de tempo, com um determinado objetivo, que pode ser o emagrecimento.

Food clock

Acredito que o que tem gerado bastante dúvidas é a ideia de que devemos comer de 3 em 3 horas, caso contrário, o nosso metabolismo vai ficar devagar. Mas não, ele não vai ficar.

Eu, nutricionista, também aprendi isso há muito tempo. Assim como também me falaram que a gema do ovo faz mal. Com o passar do tempo são desenvolvidas técnicas mais modernas e protocolos de pesquisas mais confiáveis que mostram se determinados alimentos ou estratégias alimentares são mais benéficos para esse ou aquele objetivo.

Jejum intermitente 8

O jejum intermitente, feito de maneira responsável e com acompanhamento de um bom profissional, pode trazer vários benefícios para o organismo:

  • Diminuição do colesterol
  • Melhora da pressão arterial
  • Perda de gordura
  • Melhora dos níveis de glicose e insulina
  • Aumento da concentração e da longevidade, etc.

Vale lembrar e RESSALTAR que não é só o ato de ficar determinado tempo “sem comer” que vai trazer todos esses benefícios. O que você vai comer nos períodos do dia em que for se alimentar é de suma importância.

Jejum intermitente alimentação saudável

O jejum intermitente pode ajudar no emagrecimento, mas não é a ÚNICA estratégia nutricional que pode ser usada com esse objetivo, comer de 3 em 3 horas, ou diminuir a quantidade carboidratos da alimentação, ou aumentar a quantidade de proteína, por exemplo, são outras maneiras. Todas essas estratégias tem seus prós e contras e seu nutricionista vai avaliar para quais delas você está apto e sugerir o melhor caminho.

Leia também...

Deixe um comentário