Quando você pensa em Curitiba qual o primeiro ponto turístico que vem a sua mente?

Pra mim, o primeiro certamente é o Jardim Botânico haha e não é por menos, afinal ele é conhecido mundialmente, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba e em 2007 foi um dos monumentos mais votados numa eleição promovida pelo Mapa-Mundi como uma das Sete Maravilhas do Brasil.

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico

Inaugurado em 1991, seu nome oficial é Jardim Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, homenagem a urbanista e uma das pioneiras do planejamento público de Curitiba.

Com míseros 245 mil m² de área incluindo o bosque com mata atlântica preservada, o espaço é composto por jardim em estilo francês, duas estufas (uma aberta ao público e outra restrita à pesquisa botânica), jardim das sensações, bosque de araucárias, lagos, cascata, bistrô, área para prática de exercícios físicos, trilhas, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, estacionamento e um Museu Botânico Municipal.

Porémmmmm, contudo, todavia, apesar de todos os lugares citados, com certeza os mais lembrados são a estufa principal e o jardim geométrico estilo francês, o que faz com que muitaaaa gente visite só o básico, sem saber que existem várias outras coisas bacanas… Acreditem eu fui uma dessas kkkkkkkkkkk

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-20A estufa principal é a famoooosaaaaa estufa feita de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres com três abóbadas do estilo art-noveau que abriga em seu interior, exemplares vegetais característicos das regiões tropicais.

Jardim-Botânico-01Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-07Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-19

Inaugurado em 2008 o Jardim das Sensações foi uma grande surpresa pra mim (sim, fui conhecê-lo depois de 546377 visitas ao local kkkkkkkkkk)

Todo delimitado por cercas vivas, a ideia desse espaço é fazer com que o visitante com olhos vendados (ou não) sinta com as mãos a textura e tamanho das plantas, assim como seus aromas, barulho da cascata, vento, etc… Romântico, né? haha

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-04

O lugar é realmente maravilhoso! Dá vontade de ficar horas e horas ?

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-05

Ahhh o Jardim das sensações não abre às segundas-feiras, ok?! E Caso não chova, funciona de terça-feira à domingo das 9h às 17h.

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-06

Ahhh o Jardim das sensações não abre às segundas-feiras, ok?! E Caso não chova, funciona de terça-feira à domingo das 9h às 17h.

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-08

Outra coisa bem bacana no parque, é o Museu Botânico Municipal.

Localizado desde 1992 no Jardim Botânico, originou-se a partir da doação de coleção particular com 18 mil exsicatas (plantas secas, tratadas e fixadas em cartolina, identificadas e preservadas) do botânico curitibano Dr. Honoris Causa Gerdt Guenther Hatschbach.

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-12

Hoje, além de abrigar mais de 310mil espécies botânicas, auditório, centro de pesquisas, espaço para biblioteca especializada e salas, de exposições temporárias e permanentes, os pesquisadores do Museu ministram cursos e palestras para grupos específicos sobre assuntos relacionados à Botânica, conforme programação.

Seu horário de visitação é dividido da seguinte forma:

  • Salão de Exposições: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h; sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.
  • Sala de Educação Ambiental: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30; sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.Para visitar o Herbário você precisa agendar por telefone ou email.

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-13

Gente, como puderam perceber, o Botânico não é só jardim geométrico e estufa de vidro, né?

Se você quiser e tiver disposição, consegue passar uma manhã ou tarde toda por lá fácil fácil, pois além de ter várias coisas bacanas pra ver, você também pode fazer um piquenique bem bacana sentado na grama sob as sombras das árvores…

Pra provar mais um pouco isso e você se empolgar ainda mais e mais com esse lugar mágico, ai vai mais algumas fotos do local ?

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-15 Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-16 Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-17 Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-18

O local é maravilhoso, mas merece paciência principalmente com o estacionamento que pra mim é bem pequeno te obrigando a deixar o carro na rua, o que nem e tão ruim, pois sempre tem o pessoal que cuida… Porém em feriados e fins de semana se torna bem complicado, pois o local atrai muita gente…

Algumas dicas:

  • Se puder vá em um dia lindo pra ver o pôr do sol. É inexplicável!!!
  • Vá de roupa confortável pra andar bastante e aproveitar o passeio ?
  • Se organize para fazer um piquenique, vai ser uma ótima experiência
  • E por fim…Preste a atenção em cada detalhe

Conhecendo-Curitiba-Jardim-Botânico-14

O horário de funcionamento do Jardim Botânico é de segunda-feira a domingo das 6h às 20h e das 6h às 21h no horário de verão.

O endereço é esse aqui ó ⇓

Bommmm por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado do post.

Super beijo, Fran.

Fotos: Valéria Cinti Fotografia | Look: M.Officer São José

Leia também...

Deixe um comentário