Interiores – Horta Ou Jardim Vertical

Ter um Jardim ou Horta em casa traz benefícios e vantagens incríveis como conferir frescor e energia à casa, contribuir no equilíbrio térmico e estender a qualidade estética do ambiente; além de possibilitar uma alimentação mais rica em qualidade e sabor. Aquele cantinho verde é imprescindível para ajudar a tornar sua casa mais lar, seja ele em vasos, na terra ou, como veremos hoje, na parede! Caso seja esse seu desejo, basta você dispor de uma parede com espaço livre.

O post de hoje não será exatamente uma explicação minuciosa sobre o tema, mas sim uma apresentação para que você fique com aquela pulguinha atrás da orelha e corra na loja mais próxima para fazer/comprar seu Jardim/Horta Vertical!

A definição das plantas/hortaliças para criar seu espaço verde é uma etapa bem pessoal e também específica de cada situação, pois cada vegetação tem sua particularidade para se desenvolver eficientemente. Porém algumas dicas básicas podem ajuda-los a dar início a esse processo.

O primeiro ponto a definir deve ser o local onde viverá sua hortinha, ou jardim. De modo geral, para o cultivo das hortaliças, é muito importante que seja um espaço arejado e com grande incidência de sol. Já se o seu desejo for ter plantas e vegetação ornamentais, o ideal é que fique à meia sombra.

Encontra-se diversas formas de instalação de jardim vertical, para a escolha do seu deve-se levar em conta o estilo de decor do ambiente, resultado desejado, espaço disponível e o tipo de vegetação escolhida. Alguns modelos são os de bolso, bandeja, vasos de barro e de materiais recicláveis. Os “vasinhos” em latas, vidros, caixas de madeira são super charmosos e podem ser facilmente encontrados – até na despensa da sua casa.

Eles podem ser dispostos em prateleiras, nichos ou suportes apropriados. Há também a possibilidade de utilização de materiais recicláveis para a formação da sua horta, como caixotes/pallets, canos de PVC e garrafas pet. Nossa dica nessa situação é que personalize e estilize esse tipo de material, para que perca a aparência de “lixo reciclado” e fique mais sofisticado.

Já encontra-se no comércio treliças de madeiras para a montagem das hortas verticais. Há também a opção de módulos prontos. Qualquer espaço, por menor que pareça, pode receber alguns vasinhos, sejam organizados numa bandeja ou presos a parede.

Engana-se quem acha que horta ou jardim não pode ser moderno. Dependendo da escolha de como estruturá-los você pode ter um espaço cheio de personalidade:

Agora chega de blábláblá e vamos ao que interessa: as imagens de inspiração para instigar mais ainda você a querer um jardim suspenso em casa!

A maneira mais comum de se ver esse jardim é fechando paredes inteiras, e separei algumas inspirações para você:

Nem só de varanda vive o jardim. Esse exemplo abaixo é um banheiro que não acho que alguém vá querer ter em casa, porém super funciona em um hotel, ou algum hospedagem bem tropical pelo nosso país.

Um recurso possível de se usar são as plantas permanentes, pois não precisam da rega. Só assim para se ter uma estrutura de madeira numa sala como essa:

Esse conceito de horta vertical em casa vem se propagando cada vez mais. Em razão da possibilidade de se ter um estilo de vida mais saudável e natural, e também por ser uma ótima alterativa para a construção civil atual, que conta com casas e apartamentos reduzidos e sem área verde para outro tipo de cultivo.

A irrigação do seu jardim/horta é um fator importante a ser considerado! A terra, por exemplo, seca mais rápido em vasos, contudo você deverá dispor e tempo para o cuidado com rega e manutenção dos seus verdinhos. Uma dica simples para saber como anda a irrigação é colocar o dedo na terra, uma vez úmida tá tudo certo, se estiver seca: regue!

Agora caso não seja o seu perfil essa coisa de cuidar de plantinhas vivas, não fique triste. Há no mercado diversas opções de vegetação artificial para montar o seu jardim! Sabe aquelas antigas “frô de prástico”, tem várias lindas e com aspecto super natural que vão deixar seu ambiente lindo sem demandar muito tempo e cuidado. Só não se esqueça de tirar o pó delas de vez em quando para que fique sempre com a aparência de verdadeira!

Atenção! Caso seu espaço não seja tão pequeno assim, e seu desejo seja de preencher a parede com vasos/plantas é necessário que contate uma paisagista! É de suma importância que seja feito os cálculos necessários antes da execução para que não tenha danos futuros na estrutura da parede.

Não limite sua plantação somente na cozinha ou área gourmet, viu?! O jardim vertical tem grande potencial para se instalar pela sua casa, na sala de jantar, corredor, varanda, banheiro…

Até breve,

Juliana

Leia também...

Deixe um comentário