Gravidez e tatuagem, qual a relação?

Hoje eu vou tratar de um tema que traz muitas dúvidas aqui no estúdio: gravidez e amamentação. No que a gravidez e o ato de amamentar podem influenciar nas suas tatuagens? Existe alguma precaução a mais a se fazer antes, durante ou após a gravidez?

Antes de mais nada…

Vamos entender como a tatuagem funciona: o procedimento é feito com agulhas que atingem a segunda camada da pele onde o pigmento fica armazenado. Pra tatuagem se tornar eterna, ocorre um processo chamado fagocitose, onde as células da tinta são quebradas e o desenho fixado à pele. De maneira bastante resumida é simples de entender, né?

A dúvida que não quer calar

Como a tatuagem se acomoda na pele quando a mulher engravida? Pois bem, tudo a que a pele fica exposta impacta na sua tattoo. Se você não se hidrata e não passa cremes na sua tatuagem, ela desbota. Se você se expõe ao Sol e ainda por cima sem o uso do protetor solar, ela fica esverdeada. Se você faz atividades físicas com frequência ou gera movimentos de atrito sob a área tatuada, o traçado (se fino) tende a ir cedendo junto com a pele e estoura. Com um barrigão não é diferente. A partir do momento em que a mulher engravida, se tiverem tatuagens próximas à região da barriga, sternum, costelas e até mesmo na parte de cima das coxas, o desenho irá trabalhar junto da pele. Mas fiquem calmas, tudo o que vai, (geralmente) volta! E a tatuagem tende voltar ao seu estado original também.

No meu caso, tenho uma no sternum, bem na boca do estômago, toda trabalhada. Nenhum traço estourou. O que eu senti é que, como a pele expandiu, quando voltou ficou falhada na parte do preenchimento em algumas partes. Nada que eu precise sair correndo retocar. (Lembrando que comigo aconteceu assim, com você pode ser diferente) Eu engordei 18kg de um mocinho enorme, minha barriga foi bastante pra frente por eu ser baixinha.

Foto da tatuagem um ano antes de eu engravidar. Foto por cahzielasko. Tatuagem por yarafloresta.

Fotos por http://Instagram.com/victorinoyasmin de quando eu estava com oito meses de gestação.

Foto com 23 semanas pós-parto. Nota-se que a tatuagem desbotou bastante, mas a parte em que a tinta mais cedeu foi a das pontas inferiores da borboleta.

Fato ou mito: pode se tatuar na gravidez?

Bem, seu corpo está passando por uma bomba de hormônios, tudo em você está alterado, inclusive a sua sensibilidade. De acordo com a Dra Sheila Sedicias, se tatuar nessa situação é contraindicado, pois existem vários fatores de risco que podem afetar tanto o desenvolvimento do bebê quanto a saúde da grávida. (Leia a matéria completa aqui) Alguns dos maiores riscos, são:

  • Atrasos no desenvolvimento do bebê: durante o procedimento  é comum que a pressão arterial diminua e ocorram alterações hormonais, mesmo que a mulher esteja habituada à dor. Caso proceda, a alteração na pressão arterial pode diminuir a quantidade de sangue que vai para o bebê, sendo um fator relevante em atrasar seu desenvolvimento;
  • Transmissão de doenças graves para o bebê: mesmo que pouco frequente, é possível ficar infectado por uma doença grave, como Hepatite B ou HIV, devido ao uso de agulhas mal esterilizadas. Caso a mãe desenvolva uma destas doenças infecciosas, pode vir a transmitir para o bebê durante a gravidez ou o parto;
  • Malformações no feto: a presença de tinta fresca no organismo pode causar a liberação de químicos na corrente sanguínea, podendo levar a alterações na formação do feto;
  • Imunidade: como o sistema imunológico da grávida não é tão eficiente, há maiores riscos da tatuagem inflamar;
  • Tatuagem nas costas: caso seja feita uma tatuagem na linha da coluna, ou mesmo que a mulher já a tenha antes da gravidez, dependendo da posição do desenho pode impedir a aplicação da anestesia na hora do parto;

No meu caso…

Quando eu fiz minha última tatuagem já estava grávida e não sabia. Não perdi o meu filho (mais sorte do que juízo), mas não aguentei muito tempo de sessão. Sem falar que o desenho sofreu alterações depois de cicatrizado, efeito esse de um corpo que estava em processo constante de mudanças.

Foto da tatuagem quando recém-feita pela Vulcanotattoo, aqui eu já estava grávida de três/quatro meses.

Foto da tatuagem cicatrizada há um ano e dois meses. Podemos notar que um traço ou outro estourou, tem leves pontos de queloide (onde o traço fica em relevo), os gominhos na mão próximo ao pulso praticamente fecharam.

Amamentação

Já sabemos que a tinta não vai para o sangue. Mas existe a possibilidade da sua tatuagem inflamar. A maior chance de isso acontecer são em desenhos coloridos devido à composição das cores, ou em casos em que o cliente não cuida da tatuagem durante a cicatrização e a expõe à sujeiras e bactérias durante o processo de cicatrização. Se a sua tatuagem inflamar, o médico dermatologista irá indicar algum antibiótico pra combater à inflamação. Antibióticos não são indicados para lactantes pois cortam a produção do leite.

Num modo geral, médicos aconselham que não se tatue durante a alimentação exclusiva do bebê, durante os seis primeiros meses de vida. Se você, mamãe, continuar amamentando por mais tempo e for se tatuar, corre o risco de precisar cortar a amamentação. Já de acordo com a Dra Rachel Guerra de Castro (Leia a matéria aqui) , “não existem estudos que comprovem que a tinta da tattoo pode chegar até o leite materno, sendo prejudicial para a criança. Pouco se sabe em relação ao uso dos corantes, mas a substância possui grandes partículas que ficam depositadas na pele e não são secretadas pelo leite. Dessa forma, não há risco durante a amamentação por não ocorrer uma absorção cutânea da tinta”.

O que eu indico?

Aqui no estúdio eu não tatuo lactantes de até seis meses, e as que optam por tatuar depois desse período, ainda que estejam amamentando, eu solicito que escreva com a letra do próprio punho estar ciente dessa situação. E em casos de quem pretende continuar amamentando enquanto tiver leite, aconselho que segure mais um tempinho de se tatuar. Não dá pra brincar quando o assunto é tatuagem né?! Menos ainda quando envolvemos uma vidinha indefesa na história 😉

Leia também...

13 comentários

Vanessa 22 de junho de 2018 - 18:33

Perdi meu bebê a três meses…gostaria d tatuar o nominho dele no pulso…gostaria d saber se posso?
Pois pretendo engravidar novamente daqui três meses.

Responder
Yasmin Coiado 8 de julho de 2018 - 18:54

Meus pêsames, Vanessa :/ Pode sim! Tecnicamente não interfere em nada se você não estiver gravida. Na dúvida, consulte seu médico

Responder
Karol 22 de janeiro de 2019 - 15:16

Oi, só um dúvida se eu tiver a tatuagem vamos supor faz 1 ano e eu engravidar isso afetará o bebê ?

Responder
Yasmin Coiado 17 de fevereiro de 2019 - 13:21

Não afeta. O problema mesmo é se você fizer durante a gravidez ou a amamentação :*

Responder
Thayna 21 de fevereiro de 2019 - 17:54

Oi, tipo eu fiz uma tatto que pega na costela e vai até no quadril. Só fiz duas sessões até agora, a terceira eu marquei para o dia 1 de março. Só que eu e meu namorado estamos tentando engravidar. Desde o dia 7 ele faz dentro. E tipo que entrei no meu período fértil e ele continuou. E agora eu estou na dúvida se faço minha última sessão dia 1 ou espero pra ver se minha menstruação desce no dia 3.
Tipo é melhor esperar, ou não tem perigo ou problema fazer a tatto?

Responder
Yasmin Coiado 21 de fevereiro de 2019 - 18:38

Olha, por ser um lugar relativamente dolorido eu aguardaria pra ver. Eu já me tatuei grávida, não sabia que estava, não aconteceu nada ao meu filho, mas poderia ter acontecido. Então acredito ser melhor prevenir do que remediar, né?!

Responder
Thais Ribeiro 13 de fevereiro de 2020 - 17:34

Bom … Engravidei muito nova da minha primeira filha, e com isso tenho muitas estrias na barriga, quero fazer uma tatuagem pra cobrir isso, e que por sinal será um desenho bem grande, quero saber se depois que eu fizer a tatuagem e quiser engravidar novamente o desenho corre o risco de ficar deformado ou algo do tipo?

Desde já agradeço.

Responder
janaina de melo silva 24 de fevereiro de 2020 - 12:33

vou pita minha
tatu doas costas dia 29 agora mas achou que estou gravida de 2 semana . poço faz poque esta bem no comercinho .

Responder
Erika 16 de julho de 2020 - 17:05

Meu marido e eu tivemos relações sem preservativos, e queria muito fazer uma tatuagem, e estou com medo de está grávida e fazer a tatuagem

Responder
Arquitetando Estilos 19 de outubro de 2020 - 12:05

Erika, tudo bem? Mil desculpas pela demora com a resposta… A Yas não faz mais parte do nosso time de colunistas, mas você pode entrar em contato com ela através de seu instagram https://www.instagram.com/ycoiado.ink/ ou e-mail ycoiado@hotmail.com, tenho certeza de que ela responderá prontamente sua dúvida.
Super beijo, Time AE.

Responder
Thaís Quintas 26 de julho de 2020 - 10:21

Que post legal! Achei muito explicativo!
Cheguei aqui pesquisando outra coisa e ainda não achei a resposta, quem sabe você consegue me ajudar
Minha dúvida é: quanto tempo antes de engravidar seria seguro fazer tatuagem.
Espero que possa ajudar

Responder
Arquitetando Estilos 19 de outubro de 2020 - 12:08

Thaís, tudo bem? Mil desculpas pela demora com a resposta… A Yas não faz mais parte do nosso time de colunistas, mas você pode entrar em contato com ela através de seu instagram https://www.instagram.com/ycoiado.ink/ ou e-mail ycoiado@hotmail.com, tenho certeza de que ela responderá prontamente sua dúvida.
Super beijo, Time AE.

Responder
Andrielly 10 de agosto de 2021 - 01:24

Eu fiz uma tatuagem achando que não teria problema algum estou com 26 semanas será que corre muito risco ?? Eu too com muito medo como sou mãe de primeira viagem eu burra não fui atrás de informações sobre isso. Pode me dar uma dica algo assim a tatuagem já está descascando.

Responder

Deixe um comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.