Pratique o hábito de ser Grato.

Segundo o dicionário, gratidão é a qualidade de quem é grato ou o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor; agradecimento. Gratidão, porém, é muito mais que um substantivo. É um sentimento, um estado psicológico, de espírito ou uma forma de levar a vida.

Agradecer é uma simples – mas talvez não tão fácil, como já dizia o filósofo André Comte-Sponville, que “a gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil” – e poderosa ferramenta de mudar a maneira como você enxerga o mundo.

É uma atitude de reconhecimento, que vai muito além de simplesmente dizer obrigado ou retribuir um favor. Por exemplo, reconhecer que você está feliz é muito fácil, mas admitir que essa felicidade, ou parte dela, se deve a outros pode ser mais difícil.

Agradeça por cada conquista, pelos aprendizados, pelas risadas, pelo ar que respira, pelos pássaros cantando, pelos amigos e lembre-se do que já nos passa despercebido. Agradeça por ter uma cama para dormir, um casaco para vestir, um livro para ler no fim do dia. Seja grato aos seus mentores, sejam eles espirituais, seus pais, professores, mestres ou quem você admira. E por que não agradecer também pelas coisas que deram errado? Você tirou alguma lição? Aprendeu com o erro? Evoluiu de alguma maneira? Pois, agradeça da mesma forma. Agradeça ao universo. Envie palavras positivas e boas vibrações, que tudo retornará para você, independentemente de religião ou crença. É comprovado cientificamente que ser grato pode causar grandes mudanças, inclusive no cérebro. E ela precisa ser cultivada e expressa, mesmo em situações aparentemente desfavoráveis.

Mesmo que a nossa volta pareça existir milhares de motivos para reclamações, devemos olhar por outro foco e assim encontrar motivos para ser gratos.

A gratidão é uma das mais poderosas ferramentas para elevar a vibração que você pode praticar. Um exercício fundamental para o seu crescimento é ser grato por pessoas e situações em sua vida que o tiram do sério e o irritam. Descubra por que  irritam tanto. Considere a possibilidade de que eles podem estar agindo como um espelho para mostrar aspectos de si mesmo que precisa mudar.

O que nós precisamos saber é que todos têm potencial, inteligência, energia e capacidade para sermos felizes. Mas precisamos dar os comandos corretos para nossa mente, para que ela possa acionar nossos talentos mais apropriados em cada situação, tornando-nos o mais eficientes, mais plenos, mais inteiros em cada um dos projetos a que nos propusermos realizar.

A gratidão é uma virtude dinâmica, em que se retribui em ações o que é recebido. Quando você está pleno, seu humor melhora e, consequentemente, o ambiente ao seu redor estará melhor, beneficiando seus colegas de trabalho, sua família e, até, quem você encontra pela rua e deseja um bom dia com um sorriso no rosto.

Faça um teste. Diariamente, escreva em um papel três coisas pelas quais você é grato. É como exercitar qualquer músculo do corpo. Quanto mais a gratidão é praticada, mais ela será sentida espontaneamente. Os benefícios para o bem-estar físico e mental são inúmeros: ajuda a controlar a depressão, a ansiedade, a ter um sono mais profundo, maior satisfação com a vida, aumenta a autoestima e a autoconfiança, reduz a agressividade e o nervosismo, aumenta a empatia, abre portas para novos relacionamentos e novas amizades entre outros variados remotivos.

Afinal, de que adianta ficar reclamando de tudo? Reflita.

Abraços.

Leia também...

Deixe um comentário