Cerveja da Semana – Fuller’s Golden Pride

Fuller’s Golden Pride
Cervejaria: Fuller’s
Categoria: Strong Ale – English Barleywine
Copo ideal: Taça
Graduação alcoólica: 8,5% ABV
A cerveja desta semana é inspirada na harmonização que a chef Mariana fez na quarta passada, que você pode ver “aqui”, um risoto delícia que combina perfeitamente com o estilo Barleywine!
O estilo barleywine, “vinho de malte” (tradução livre), tem este nome porque no processo de produção desta categoria de cervejas é utilizado o envelhecimento de uma forma semelhante ao vinho, que pode durar anos, e isto faz com que o teor alcoólico destas cervejas seja equivalente ao vinho.
Estas cervejas são envelhecidas em barril de madeira, e estes barris, de tempos em tempos, são rolados para que a fermentação secundária seja facilitada e para que o lúpulo seja acentuado, isto faz com que a cerveja tenha um sabor adocicado contrabalanceado com o amargor do lúpulo.

A Fuller’s Golden Pride tem exatamente estas características, é uma cerveja de alto teor alcoólico, bem lupulada, frutada, de líquido acobreado. Sua espuma é bege e cremosa, dura bastante tempo no copo, o sabor apresenta notas de laranja, frutas secas e um pouco de malte torrado, o sabor é bem duradouro, ou seja, ela combina perfeitamente com este friozinho!

A harmonização fica por conta dos sabores fortes, o risoto de palmito abobrinha e gorgonzola, no geral receitas com estes queijos fortes ou até mesmo um caldinho de feijão, lingüiça de porco. Mas se você quiser aproveitar que ela é uma cerveja adocicada, escolha uns petiscos como amêndoas, castanha de cajú… O que importa é curtir este friozinho com uma boa companhia e uma boa cerveja!
Onde comprar?
As redes de supermercados grandes sempre tem, e eu encontrei online em lojas especializadas em cerveja. Apesar de ser importada, ela sempre está a venda aqui no Brasil.
Beijinhos e salud!

Leia também...

Deixe um comentário