Forro! Já pensou nisso?

Forro?

Muita gente nunca se perguntou sobre ele, que tem tantas funções além de ficar ali paradinho sobre as nossas cabeças.
Além de servir de chão para alguns insetos, o forro embeleza os ambientes, esconde as telhas, o madeiramento, dutos hidráulicos e elétricos, serve como barreira acústica e térmica.
Exato! Não é um simples acabamento estético.
Vamos falar de três opções aqui, e teremos um bônus lá no Instagram @arquitetandoestilos.

Laje

Em casas onde opta-se por ter uma laje “finalizando” a parte do teto, ganhamos muito em conforto térmico e acústico, ou seja: no verão entra menos calor e sai menos geladinho do ar-condicionado, e no inverno entra menos frio e perdemos menos calor de um aquecedor por exemplo. Existem diversas técnicas para as lajes, a mais eficiente para esses pontos que citei são as que tem eps (vulgo isopor) incluídos nas “camadas”. Veja a imagem:

Outras técnicas que você verá bastante é o forro em laje de concreto aparente:

E uma muito aplicada atualmente é a laje nervurada:

esse tipo de laje faz uso do “desenho/formato” para aumentar a resistência do material ao mesmo tempo que utiliza menos quantidade de material.
Um dos principais contras é que não temos muita mobilidade para modificar pontos de iluminação, não permite embutir a iluminação com facilidade ou para esconder alguma outra estrutura que seja necessário passar. Além de ser um custo considerável no orçamento da obra.
A laje aparente branquinha é muito comum em apartamentos mais simples.

PVC

Esse mocinho tem um passado que o condena. Mas em tempos modernos o forro de PVC não precisa ne-ces-sa-ri-a-men-te ser aquele simples branquinho brilhoso e ripadinho:
E tenham em mente que não tem problema nenhum se ele for. Inclusive esse forro é SUPER higiênico. Tanto que a Vigilância sanitária (em algumas regiões) exige ele em cozinhas de restaurantes, pela facilidade de limpeza. Como podem ver na imagem de referência que eu coloquei acima, ele inclusive permite alguns detalhes de iluminação embutida.
O que talvez você não saiba é que existem versões 3D:
E uma maravilha para espaços abertos -o queridinho espaço gourmet- e até beirais pela sua resistência, temos opções de PVC que imitam madeira de uma forma linda:
De contras, ele tem baixas propriedades acústicas e térmicas.
Agora uma pausa para contar segredinhos que podem ajudar você. Para “enriquecer” a atmosfera dos ambientes, mesmo que seja um forro de PVC ou laje aparente, é possível incluir molduras e sancas com baixo investimento e tem resultados muito bonitos. Lembra que eu falei sobre a laje não permitir levarmos infra estrutura de um lado para outro? Pode ser um fio de internet, pode ser uma tubulação de ar condicionado… varias coisas podem ser escondidas nessas moldurinhas:
Elas existem em diversos materiais, como pvc, gesso e até EPS (isopor).
Se o seu sonho é ter uma iluminação indireta e a altura da sala é pouca, sugiro fazer apenas uma sanca ao redor:
…mantendo a altura original no centro, que também barateia a obra e enriquece esteticamente seu lar:
Retornando, vamos hablar un ratito de gesso!

Gesso

O forro desse material é o sonho de muita gente, mas tem uma grande parcela da população que nem sabe que existem dois tipos principais, o gesso tradicional e o gesso acartonado.
O tradicional é feito em placas com espessura de mais ou menos 4 centímetros e largura e profundidade de 60 x 60 centímetros, sendo amarrado ao que tem em cima (geralmente laje, porém poe ser no madeiramento de um telhado) através de araminhos de aço galvanizado:
Ele permite MUITAS formas e desenhos e detalhes, porém não é muito amigo de umidade.
O gesso acartonado é o mesmo material do gesso tradicional, entretanto ele tem uma espessura menor, cerca de 12-15 milímetros entre duas camadas de uma pael cartão, por isso o nome acartonado. E as chapas são muito maiores: 120 x 240 centímetros invés de serem amarradas, elas são parafusadas em uma estrutura metálica:
Varriações do material permitem aplicação além de forro em paredes. Outras variações são mais resistentes a umidade e até fogo retardantes. Em desvantagem, o custo é mais alto que o tradicional e ele não possibilita muita firula  dos desenhos de detalhes.
Agora se você quer saber mais sonhe forro de madeira, corre no perfil do AE no Instagram!
Até logo!
Lelo

Leia também...

Deixe um comentário