Flacidez e Alimentação

Uma boa alimentação pode te ajudar na prevenção e no tratamento da flacidez. Quem aí não quer ter uma pele firme e bonita por mais tempo? Vale lembrar que existem outros tipos de flacidez, como a muscular e a mista. Mas este é assunto para outro post, hoje falaremos da flacidez dérmica (pele).

A flacidez da pele é aquela que denuncia os sinais da idade 😆 E a primeira coisa que nos vem em mente é o colágeno! Uma das principais funções do colágeno é dar firmeza à pele e a atrasar o aparecimento das linhas de expressão e ruguinhas.

O colágeno é uma proteína que exerce várias funções no organismo, com dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. O colágeno é formado partir dos aminoácidos (proteínas) e de outros nutrientes: vitamina C, cobre, zinco, manganês e o silício.

Porém, somente a ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes não basta. É importante evitar ao máximo as “guloseimas” no dia a dia. O excesso de açúcar e gordura saturada presente em alimentos como massas, doces, por exemplo, favorecem a inflamação das células, que leva ao aspecto flácido.

Outro fator importante é beber água. Isso mesmo! Uma boa hidratação melhora o aspecto e textura da pele.

Segue agora algumas dicas de alimentos onde podemos encontra os nutrientes que participam da formação do colágeno e melhoram o aspecto da pele:

Manganês – oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes), nas farinhas e cereais integrais, chá preto e chá verde.

Vitamina C – Essa vitamina tem poder antioxidante e ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento precoce. Pode ser encontrada principalmente nas frutas cítricas: limão, maracujá, acerola, laranja, kiwi, morango, goiaba.

Zinco – Está presente nos alimentos ricos em proteínas, principalmente os de origem animal: carnes magras, peixe e frango, leite e derivados.

Proteínas (aminoácidos) – Carne vermelha, peixe, frango, ovo (clara), leite e derivados, amendoim, feijão, soja, lentilha.

Cobre – Encontrados nas frutas secas (damasco, figo secos, ameixa), cacau (chocolate amargo), vegetais folhosos escuros, grãos integrais, nozes, frutos do mar.

Silício – É um elemento estrutural do colágeno, que também regula o metabolismo, normaliza a capacidade de retenção hídrica entre as células. Pode ser encontrado na AVEIA.

E a suplementação de colágeno? Também pode ser usada, mas como um coadjuvante no tratamento. O colágeno melhora a hidratação e a elasticidade da pele e consequentemente seu aspecto. Procure marcas que contenham os peptídeos de colágeno VERISOL ou PEPTAN, são os mais estudados atualmente para efeitos benéficos na pele.

Consulte a sua nutricionista para saber se realmente há a necessidade de suplementar colágeno. Na maioria das vezes uma alimentação equilibrada é mais eficiente e mais barata 😉

O simples também funciona!

Leia também...

Deixe um comentário