FIBRAS, do emagrecimento à prevenção de doenças

Quando falamos em fibras, logo as pessoas associam com o funcionamento do intestino. Mas não é só isso que elas fazem, as fibras são muito importantes para a saúde em geral, para o emagrecimento e podem contribuir na prevenção o câncer de cólon.

fibras-frutas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 25 g de fibra por dia. Isso porque sua ingestão adequada está relacionada com a melhora dos níveis de colesterol, redução da pressão arterial, melhora do controle da glicemia em pessoas com diabetes, redução do peso corporal, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de infecções gastrointestinais.

Além disso, hoje já existem estudos que mostram que o consumo de fibras pode prevenir o desenvolvimento de doenças como acidente vascular cerebral (AVC), desordens gastrointestinais, hipertensão, diabetes e doença arterial coronariana (DAC).

fibras legumes

As fibras nada mais são do que carboidratos que não podem ser digeridos pelo organismo. Elas interferem nos movimentos gastrointestinais, melhorando a nossa disposição e prevenindo doenças.

As fibras também ajudam na manutenção da flora intestinal saudável que está relacionada à proteção contra bactérias patogênicas, no bom funcionamento do sistema imunológico e absorção adequada de nutrientes, sendo FUNDAMENTAL para a saúde.

 São classificadas em SOLÚVEIS e INSOLÚVEIS. A fibra solúvel se dissolve em água. A insolúvel não. As duas agem igualmente sobre a velocidade de transito intestinal.

fibras-frutas-e-graos

FIBRAS INSOLÚVEIS:

São encontradas principalmente em verduras, farelo de trigo, aveia e grãos integrais. Aumenta a frequência da evacuação, ajudam a reduzir a constipação intestinal, intensificam a proteção contra infecção bacteriana. São pouco fermentáveis, por isso, não causam gases e diarreia

Quando consumidas em grandes quantidades aumentam o volume e a maciez das fezes. Vale lembrar que para as fibras insolúveis cumprirem seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquido.

fibras - grãos integrais

FIBRAS SOLÚVEIS:

São encontradas principalmente em frutas e verduras, mas também em cereais (aveia e cevada) e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha).

Estas fibras têm a capacidade de se ligar à água e formar géis. Elas retardam o esvaziamento gástrico o que pode aumentar sensação de saciedade; diminuem a velocidade de absorção da glicose e do colesterol; contribuem para o desenvolvimento da flora intestinal saudável (bactérias do “bem”); diminuem o pH do cólon, dificultando o surgimento de bactérias patogênicas; melhoram a imunidade, regularizam a mobilidade intestinal e aumentam a tolerância à glicose.

Mas em excesso (acima de 50 g) pode provocar o aumento da fermentação intestinal, com intensa formação de gases e até diarreia.

feijao-marrom

O melhor de tudo é que as fibras podem ser encontradas em inúmeros alimentos acessíveis, fáceis de serem encontrados e principalmente, naturais. 😉

fibras vegetais

Leia também...

Deixe um comentário