Férias! E meu pet? O que posso fazer?

O final do ano tá aí, falta poucos dias para o natal e ano novo, e nessa reta final que muitas pessoas estão se planejando para viajar, a pergunta é, “e meu pet? Onde vamos deixar? Vamos levar junto na viagem? Se levarmos o que precisamos?” Então, segue algumas dicas!

Para os animais que não vão viajar junto ao dono

Hoje temos as opções de hotéis para cães e hotéis específicos para felinos, para diminuir o estresse dos mesmos, já que alguns nunca tiveram contato com cães ou alguns cães que não gostam muito de gatos, evitando-se assim certos problemas.

Para os animais que não se adaptam fora de casa também tem as pet sitter ou cat sitter que irão atender conforme a escolha do dono, algumas vão até a casa do animal, alimentam, levam passear, passam o dia fazendo companhia e brincadeiras para minimizar a separação do dono. E aqueles que são mais tranquilos, podem também serem levados para a casa das babas e serem cuidados por elas. Caso tenha um parente ou alguém conhecido que se disponha em cuidar, também é uma opção.

Caso o dono opte em levar o animal para um hotel, o animal deve estar com a carteirinha de vacinação em dia, devendo conter as principais vacinas: Polivalente (V10, para cães) V4 (quadrupla, para felinos) e raiva, sendo vacinas éticas, ou seja, feitas por médicos veterinários. Também devem estar com o vermífugo em dia, livres de pulgas e carrapatos, evitando-se a transmissão de doenças e ectoparasitas para outros hospedes do hotel. Os hotéis costumam solicitar que o proprietário leve os pertences como camas, cobertas, potes, rações do animal, brinquedos, para que ele sinta-se o mais à vontade, como se estivesse em casa.

É sempre importante informar o temperamento do animal, pois se ele for mais agressivo e gostar de brigar com os outros hospedes, ele ficará em um ambiente mais tranquilo ou separado dos demais.

Aos animais que vão viajar com seus donos no carro

Saibam que para viajar dentro do estado ou fora é necessário uma guia de transporte animal, a qual é feita por um médico veterinário.

A guia é emitida mediante uma consulta, sendo avaliado se o animal está bem, sem a presença de doenças infecciosas que possam acarretar risco para outros animais ou humanos, a carteirinha de vacinação e vermífugo em dia. Após a emissão da guia ela é válida por 7 a 10 dias, se a viagem durar mais que isso, quando voltar uma nova guia de transporte deve ser emitida no local atual, sendo necessária mais uma avaliação pelo médico veterinário. Parece demais, mas é necessário, pois as doenças podem demorar de 7 a 10 dias para manifestarem sinais clínicos, e caso o paciente esteja doente precisa ser tratada a causa.

A guia deve ser transportada junto a carteirinha de vacinação. O animal deve ser transportado dentro de uma caixa de transporte tendo espaço suficiente para se mover, mudar de posição, dar a volta em torno de si, deitar para o lado, de forma que fique confortável. Além disso, a caixa deve ter abertura para circulação de ar.

caixa-de-transporte Caso não queira a caixa, tem a opção do cinto de segurança, qualquer uma das opções são obrigatórias, o animal não pode ficar circulando pelo carro, o que pode atrapalhar o motorista e acarretar em multas, da mesma forma que se o proprietário for abordado em uma blitz e o animal não ter a guia de transporte junto a carteirinha de vacinação pode gerar transtorno para o dono.

cinto-de-segurancaOs animais que vão viajar em empresas de ônibus ou avião

Os donos precisam estar cientes que a empresa pode solicitar que o animal seja transportado embaixo no bagageiro em caixas de transporte. Da mesma forma é necessário a guia de transporte emitida pelo veterinário e a carteira de vacinação devidamente atualizada. Cada empresa possui suas regras, então antes de viajar se informe na empresa contratada quais normas devem ser seguidas para que não haja transtorno na hora da viagem.

Viajar é ótimo e melhor ainda é ir com segurança e saber que nossos animais estão seguros, independente se estejam conosco ou com outras pessoas, então não deixem para última hora para resolverem o que vão fazer com o seu pet!

Desejo a todos um ótimo final de ano, um natal cheio de amor e felicidade. Eu só tenho a agradecer este ano que passou! E você? Que seu novo ano venha melhor ainda! Beijos e até a próxima! 😀

Leia também...

Deixe um comentário