Feijão pode! Por que não?

O feijão é um alimento típico do Brasil e um grão muito nutritivo. É rico em magnésio, potássio, fósforo, zinco, cálcio, ferro, ácido fólico,vitaminas do complexo B, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico (aquele que é absorvido devagar pelo organismo o que evita picos de insulina). Essa leguminosa também contém compostos fenólicos que tem poder antioxidante. 

feijão

Além disso, estudos já associaram o consumo regular de feijão com a redução do diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer e também com o aumento da saciedade, o que contribui no controle do peso.

Ou seja, não existem motivos para tirar o feijão da dieta. Mas também não é necessário forçar a pessoa a comer caso ela não goste ou não tenha o hábito.

16317479542_6bc4d1f635_c

Talvez a má fama do feijão venha por causa das feijoadas, que geralmente são feitas com ingredientes gordurosos, realçadores de sabor e temperos prontos industrializados, além de serem servidas com farinha de acompanhamento. Mas preparado de maneira saudável, o feijão pode ser introduzido na alimentação de grande parte das pessoas. Ele pode ser consumido na salada, com arroz integral, em sopas, ou acompanhado de alguma proteína da sua preferência. E em alguns casos, ele pode até substituir a proteína animal nas receitas. 😉

feijão grãos

Portanto, caso você goste e esteja evitando o feijão por achar que essa leguminosa engorda ou atrapalha na hipertrofia, pode ficar tranqüilo (a). O que acontece é que assim como a maioria dos alimentos, este grão pode ou não ser incluído na alimentação. Converse com seu nutricionista para saber se ele é um alimento adequado para você.

feijão marrom

Se o feijão ou outras leguminosas te deixam estufado, a dica é deixar os grãos de molho em água com ½ limão espremido por pelo menos 24 horas. Isso ajuda a neutralizar o ácido fítico melhorando a digestibilidade e o aproveitamento dos nutrientes. Na hora de trocar a água, coloque limão novamente. 🙂

Caso isso não ajude, talvez você tenha disbiose. Procure um profissional para tratar seu intestino.

feijão cozido

E por último, fiz uma comparação entre o feijão e a batata doce com informações retiradas da TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) referentes a 100 g destes alimentos:

Batata Doce cozida – 77 Kcal

Carboidratos 18,4gProteína 0,6g

Lipídeo 0,1gFibra 2,2g

Feijão Preto cozido – 77 Kcal

Carboidratos 14,0gProteína 4,5g

Lipídeo 0,5gFibra 8,4g

Leia também...

Deixe um comentário