Oi Pessoal,

Já estamos em dezembro e o Natal esta “around the corner”(google it) e em algumas semanas srá 2016. Ano novo vida nova então que tal uma experiencia de estudar e/ou trabalhar no experior?
Foi pensando nisso que resolvi dedidar meus dois ultimos posts sobre “estudar nos EUA” e “trabalhar nos EUA”.  Para este texto não ficar muito longo resolvi dividir esse tema em dois posts. Esta semana falarei sobre o visto de estudante e minha experiência cursando em uma universidade americana e semana que vem falarei especificamente sobre o visto de trabalho.

Eu vim morar nos Estados Unidos em Janeiro de 2009 com o programa de Au Pair. Esse programa dura um ano e pode ser extendido por 2. Consiste em morar com uma família americana, cuidar das crianças e estudar. Durante o programa você tem um salário semanal – na minha época era US$196.00 – um valor x para estudos e a família geralmente paga por todas ou grande parte das suas despesas (como: comida, telefone, gasolina, etc., mas isso varia de acordo com a família).

Foi durante meu primeiro ano de AuPair que eu resolvi pesquisar cursos em Universidades americanos e durante uma conversa com um amigo comentei sobre meu interesse em moda, foi quando ele sugeriu que eu olhasse o site da Fashion Institute of Technology (FIT).  Para quem não conhece a FIT é uma universidade bem famosa no ramo da moda e o curso de fashion design é super concorrido. No meu caso eu queria estudar a parte business e optei pelo curso de Bacharelado em International Trade and Marketing in the Fashion Industry. Porém um pré requisito da FIT e de muitas Universidades americanas é que antes de começar um Bacharelado (BS) você já tenha alguns créditos (cada matéria equivale à um número x de créditos) em universidades americanas. No meu caso a FIT exigia um College Degree. Então eu tive que escolher um curso de Associates (AS) que dura entre 1-2 anos. Para este curso eu escolhi Fashion Marketing and Merchandise.

Qual o processo para inscrição?

O primeiro passo é verificar com a Universidade quais os requerimentos para estudantes internacionais e quais os requerimentos para o curso escolhido. As grandes Universidades vão pedir o curso TOEFL e sempre tem uma nota mínima à ser atingida. No meu caso eu precisava dos seguintes:

  • Application form
  • TOEFL ou IETLS
  • Último histórico escolar (no meu caso meu histórico da PUCPR) traduzido por tradutor juramentado
  • Histórico escolar validado pela World Education Services (www.wes.org)
  • Redação (que geralmente é algo do tipo “Por que você merece estudar na FIT”)
  • Alguns cursos pedem portfólio mas o meu não pediu
  • Mandar todos os documentos até o prazo final (geralmente é 6 meses antes do início do semestre)

Depois de enviar todos os documentos necessários é só esperar a resposta da Universidade. Essa espera geralmente dura uns 2-3 meses e vem no correio (o envelope gordinha é uma boa notícia). Após aceitação na faculdade começa a correria para obter o visto F1 para estudantes.

Serão necessários os seguintes documentos:

  • que a escola emita ao estudante o formulário designado de “I-20” – Certidão de Elegibilidade
  • Comprovante financeiro – o estudante precisa comprovar que tem fundos suficientes para pagar a faculdade (pode ser através de familiares também).
  • que a instituição educacional sponsor (patrocinador) registre o aluno no sistema SEVIS
  • que o solicitante traga para a entrevista: o documento original do formulário “I-20” e comprovante do pagamento do SEVIS.

Após toda essa papelada é necessário agendar a entrevista no consulado e – conforme explicado acima – levar todos os documentos na entrevista. A entrevista em si é bem tranquila e rápida, então não tem com o que se preocupar.

Para quem – assim como eu – necessita fazer um curso de AS antes do Bacharelado, o processo para renovar o visto (após término do AS e aceitação no BS) é bem mais simples. Um detalhe importante é que o Bacharelado é mais caro então é necessário comprovante financeiro de mesmo valor ou maior. O visto pode ser extendido nos Estados Unidos mesmo mas se desejar viajar para o exterior é necessário ir ao Brasil e fazer a entrevista de novo.

Dicas básicas:

  • Pesquise bem os cursos que gostaria de fazer e as Universidades ou Colleges que oferecem este curso
  • Geralmente as Colleges são mais baratas, assim como as Universidades Estaduais (a FIT é estadual)
  • Procure testar seu inglês e se achar que pode ter dificuldades em fazer Faculdade em inglês uma outra opção são os cursos ESL (English as Second Language) que a maioria das Univerdades também oferecem
  • Muitas Universidades e entidades oferecem programas de bolsa de estudos, informe-se com a escola
  • Você só pode manter um visto F1 se for estudante integral (mas existem algumas exceções), ou seja, precisa de no mínimo 12 créditos. Cada matéria tem geralmente 3 créditos.

Links e sites úteis:

  • Consulado americano: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/students.html
  • Coursera: a coursera oferece cursos online de várias Universidades mundiais e muitas americanas. Vários cursos são gratuítos então é uma maneira eficiente de praticar inglês antes de matricular-se num Universidade americana.  https://www.coursera.org/
  • International Student: Achei esse site bem útil para procurar Universidades. http://www.internationalstudent.com/school-search/usa/

Estudar no exterior é sempre uma experiência maravilhosa e eu recomendo para todo mundo. No meu próximo post irei falar do visto de trabalho e como foi minha transição de visto de estudante para o de trabalho.

Xoxo,

Lari

Leia também...

Deixe um comentário