estudar nos EUA - visto de estudante

Estudar nos EUA. Dicas e informações.

Já estamos em dezembro e o Natal esta “around the corner” (google it) e em algumas semanas será 2016. Ano novo vida nova então que tal uma experiencia de estudar e/ou trabalhar no exterior? Foi pensando nisso que resolvi dedicar meus dois últimos posts sobre “estudar nos EUA” e “trabalhar nos EUA”.

Para este texto não ficar muito longo resolvi dividir esse tema em dois posts. Esta semana falarei sobre o visto de estudante e minha experiência cursando em uma universidade americana e, posteriormente, falarei especificamente sobre o visto de trabalho.

Eu vim morar nos Estados Unidos em Janeiro de 2009 com o programa de Au Pair. Esse programa dura um ano e pode ser estendido por 2. Consiste em morar com uma família americana, cuidar das crianças e estudar.

Durante o programa você tem um salário semanal – na minha época era US$196.00 – um valor x para estudos e a família geralmente paga por todas ou grande parte das suas despesas (como: comida, telefone, gasolina, etc., mas isso varia de acordo com a família).

Foi durante meu primeiro ano de AuPair que eu resolvi pesquisar cursos em Universidades americanas e, durante uma conversa com um amigo, comentei sobre meu interesse em moda, foi quando ele sugeriu que eu olhasse o site da Fashion Institute of Technology (FIT).

Para quem não conhece, a FIT é uma universidade bem famosa no ramo da moda e o curso de fashion design é super concorrido. No meu caso eu queria estudar a parte business e optei pelo curso de Bacharelado em International Trade and Marketing in the Fashion Industry.

Porém, um pré requisito da FIT e de muitas Universidades americanas é que antes de começar um Bacharelado (BS) você já tenha alguns créditos (cada matéria equivale à um número x de créditos) em universidades americanas.

No meu caso a FIT exigia um College Degree. Então eu tive que escolher um curso de Associates (AS) que dura entre 1-2 anos. Para este curso eu escolhi Fashion Marketing and Merchandise.

Qual o processo para inscrição?

Primeiramente você precisa verificar com a Universidade quais os requerimentos para estudantes internacionais e quais os requerimentos para o curso escolhido.

As grandes Universidades vão pedir o curso TOEFL e, consequentemente, sempre tem uma nota mínima a ser atingida. No meu caso eu precisava dos seguintes:

  • Application form
  • TOEFL ou IETLS
  • Último histórico escolar (no meu caso meu histórico da PUC-PR) traduzido por tradutor juramentado
  • Histórico escolar validado pela World Education Services (www.wes.org)
  • Redação (que geralmente é algo do tipo “Por que você merece estudar na FIT”)
  • Alguns cursos pedem portfólio mas o meu não pediu
  • Mandar todos os documentos até o prazo final (geralmente é 6 meses antes do início do semestre)

Depois de enviar todos os documentos necessários, é só esperar a resposta da Universidade. Essa espera geralmente dura uns 2-3 meses e vem no correio (o envelope gordinho é uma boa notícia).

Após aceitação na faculdade começa a correria para obter o visto F1 para estudantes.

Documentos necessários para o visto de estudante:

  • que a escola emita ao estudante o formulário designado de “I-20” – Certidão de Elegibilidade
  • Comprovante financeiro – o estudante precisa comprovar que tem fundos suficientes para pagar a faculdade (pode ser através de familiares também).
  • que a instituição educacional sponsor (patrocinador) registre o aluno no sistema SEVIS
  • que o solicitante traga para a entrevista: o documento original do formulário “I-20” e comprovante do pagamento do SEVIS.

Após toda essa papelada é necessário agendar a entrevista no consulado e – conforme explicado acima – levar todos os documentos na entrevista. A entrevista em si é bem tranquila e rápida, então não tem com o que se preocupar.

Para quem – assim como eu – necessita fazer um curso de AS antes do Bacharelado, o processo para renovar o visto (após término do AS e aceitação no BS) é bem mais simples.

Um detalhe importante é que o Bacharelado é mais caro, então, é necessário comprovante financeiro de mesmo valor ou maior.

O visto pode ser estendido nos Estados Unidos mesmo, mas se desejar viajar para o exterior é necessário ir ao Brasil e fazer a entrevista de novo.

Dicas básicas para estudar nos EUA:

  • Pesquise bem os cursos que gostaria de fazer e as Universidades ou Colleges que oferecem este curso.
  • Geralmente as Colleges são mais baratas, assim como as Universidades Estaduais (a FIT é estadual).
  • Procure testar seu inglês e se achar que pode ter dificuldades em fazer Faculdade em inglês uma outra opção são os cursos ESL (English as Second Language) que a maioria das Universidades também oferecem.
  • Muitas Universidades e entidades oferecem programas de bolsa de estudos, informe-se com a escola.
  • Você só pode manter um visto F1 se for estudante integral (mas existem algumas exceções), ou seja, precisa de no mínimo 12 créditos. Cada matéria tem geralmente 3 créditos.

Links e sites úteis:

Estudar nos EUA é uma experiência maravilhosa que eu recomendo para todo mundo.

Aqui falo do visto de trabalho e como foi minha transição de visto de estudante para o de trabalho.

Xoxo,

Lari

Leia também...

Deixe um comentário