No post de hoje, vamos falar sobre o estilo escandinavo na decoração e dar algumas dicas pra sua casa ficar ainda mais aconchegante, com aquele famoso “menos é mais” que a gente ama! Vai ver que mesmo dispondo de pouco espaço, tem sim como levar um pouquinho dele pra dentro do seu lar!
Você sabe como surgiu essa tendência? A esposa de um artista sueco chamado Carl Larsson, tinha uma maneira muito pessoal e moderna de compor o mobiliário da residência em que eles moravam. O bom gosto de Karin logo ficou conhecido através das pinturas e livros do marido, que retratavam o cotidiano da família, sempre em ambientes iluminados e muito “cleans”. Por curiosidade, separei uma das obras pra vocês conhecerem.. o estilo surgiu no início do século XX e também adquiriu as características de artesanatos e paisagens regionais.
O estilo escandinavo, também chamado de “design nórdico” é muito mais simples do que a gente imagina! Aliás, se tem uma coisa que esse estilo é.. é simples! Muito básico, aconchegante, elegante, geralmente se apropria de uma paleta de cores neutras na predominância de sua composição (branco, bege e cinza) e tons mais vibrantes em detalhes do mobiliário ou objetos. Aqui o mobiliário moderno, de linhas retas mistura-se com detalhes clássicos e vintage deixando seu espaço cheio de personalidade.
Quando nos deparamos com um ambiente assim, sempre pensamos: “nossa, parece de revista!” E essa sensação de sobriedade, bom gosto e aconchego é exatamente o que o estilo quer nos transmitir! Paredes brancas, móveis claros, detalhes em madeira, formas geométricas.. tudo isso de maneira muito moderna e minimalista! Plantas muitas vezes aparecem trazendo ainda mais sutileza pra decoração. Você também pode utilizar elementos que indiquem que você acabou de se mudar: lâmpadas penduradas por um fio, quadros encostados no chão.
Vamos pras inspirações?
Pessoal, espero ter inspirado vocês um pouquinho! Lembrando que essa ideia de que “menos é mais”, vale pra vida ein! Beijo grande e até o próximo mês!