Escadas, o que por embaixo?

Escadas estão muito presentes em nossas vidas, mas quem nunca teve uma para chamar de sua, talvez jamais tenha descoberto o quão difícil é decorar o espaço abaixo delas. Frequentemente esses espaços abaixo da escada ficam vazios, e acabam sendo oportunidades perdidas.

Hoje vamos ver 14 opções garimpadas em imagens no pinterest para diversificar esses espaços. E meu Deus, como é complicado. Muitas das imagens estão pequenas, me perdoem.

Claro que vou começar com a rainha do under stairs, o famigerado jardinzin. 

Vegetação:

Pessoalmente, eu Lelo, não gosto dos jardins abaixo das escadas e foi justamente essa a motivação para buscar e expor aqui mais opções. E não, eu não vou defender o garden. Porém como podem ver, vale usar vasos, rebaixos de piso e forração com vegetação ou outros materiais, como pedras.

Aparadores:

Uma opção que me agrada são os móveis tipo aparador, especialmente se as escadas estiverem próximas a um acesso da casa, seja a porta principal ou secundária, sempre é bom ter onde apoiar coisas.

Nichos:

Uma variação do que eu disse no item anterior, essa versão usa fechados e abertos para criar nichos decorativos e intercalar com armazenagem fechada para sumir com tantas coisas que vão surgindo ao longo das nossas vidas.

Home:

Em tempos que a construção tem valores altos e de espaços integrados valorizados,  englobar o mobiliário de televisão abaixo das escadas é uma aposta inteligente.

Bar:

Para as pessoas que adoram receber e desfrutar de bons drinks, outra opção funcional para aplicar abaixo da escada é o bar. Bebidas, garrafas, acessórios e o que mais for necessário para curtir esses momentos ficam concentrados em um só lugar.

Adega:

Talvez também você seja alguém mais evoluído o tenha a vontade de ter vinhos de guarda e para isso é preciso uma adega climatizada, com controle de temperatura e umidade, se esse é você, aproveite espaços debaixo das escadas para ter seu oásis do goró:

Escritório:

Em tempos de pandemia e distanciamento social todo mundo está arrependido por não ter destinado um pequeno espaço em casa para ter um canto onde produzir ou coordenar as tarefas dos pequenos. E abaixo das escadas é um local bem propício. Não se esqueça de adequar a iluminação.

Biblioteca:

Eu em outra encarnação devo ter sido uma traça, porque está pra nascer alguém que goste mais de papel do que eu. Logo, essas escadas que servem como bibliotecas são ideias que aquecem meu coraçãozin.

Poltrona:

Essa dica é excelente também para quem tem um hall próximo as escadas, aqui as propostas são ter assentos funcionais que criam um canto para leitura ou um espaço para esperar o uber, o ifood, o boy magia ou a cremosa.

Arte:

Já que chegamos num momento mais contemplativo, os brasileiros usam poucos ou nenhum item de arte em casa. quando falamos em arte, não precisa ser uma gravura catalogada e assinada pela Tarsila do Amaral, tampouco aquela tarefinha da creche com garrafa pet e miolo de papel toalha que o teu filho fez. Quando se inclui um objeto de expressão artística, ela tem que comunicar um traço da personalidade de quem vive nesse espaço. As escadas são um excelente fundo para explorar instalações e esculturas:

Brincadeira:

Olha que facilidade: um espaço lúdico – pré dimensionado – não exagerado, e que pode depois evoluir facilmente. Trazem um espaço para brincadeiras para a porção social da casa tem seus contras, mas tem muitos prós: Estar próximo da criaturinha, poder colocar algumas regras e efetivamente estar presente para cobrá-las são duas que já promoveriam em gerações melhores no nosso futuro. Adorei a casinha de bonecas fechadinha, mas as duas versões que são cantos para deitar ou sentar me parecem interessantes também.

Pet:

E se você não colocaria seu filho humano numa super casinha embaixo da escada, que tal o filho peludo? Achei muito boa essas versões que dão espaços dignos pros totós.

Lavanderia:

Essa precisa de toda uma previsão, e super vejo isso acontecendo em Air bnb´s, em casas de aluguel para estudantes e com certeza, em moradias mais compactas onde essas lavanderias poderiam até estar embutidas nas escadas de uso comum:

Estacionamento de bike:

Sabe a família moderna, que vive um dia dia agitado e adora vida externa? Passeios? Natureza? Provavelmente essa família adora ciclismo e destinar um lugar abrigado e seguro é o que vamos propor agora:

E você, já pensou em outras opções para espaços de escadas? Conta pra gente nos comentários.

Beijo,

Lelo

 

 

Leia também...

Deixe um comentário