ERVAS FRESCAS – O TEMPERO DA VIDA

Elas são as responsáveis por temperar e perfumar nossos alimentos, dando aquele saborzinho especial no que cozinhamos. Na cozinha, as ervas vão muito além do nosso velho conhecido cheiro-verde. É necessário diferenciar as ervas frescas das secas e das especiarias. Tudo compõe o sabor de um prato, mas “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”

Para começar a utilizar as ervas, é preciso saber que algumas delas suportam bem altas temperaturas, e assim potencializam o seus aromas, mas existem outras que não resistem ao calor.

ERVAS IN NATURA – NÃO GOSTAM DO CALOR

Essas são as ervas que ficam melhores quando usadas frescas.

  1. SALSINHA: presente em muitas cozinhas, tem sabor levemente picante, pode ser encontrada lisa ou crespa. Excelente escolhas na hora de finalizar um prato, quer seja picada ou inteira. Ela é fonte de vitamina C e ferro.

salsinha

2. CEBOLINHA: tem sabor suave de cebola. Existe, ainda, a ciboulette, da mesma família da cebolinha, porém mais fininha, também conhecida como cebolinha francesa, mais firme e com sabor mais suave.

cebolinha

3. COENTRO: ou você ama ou você odeia. Originário do Oriente Médio, tem sabor fresco e marcante. No Brasil, é mais comum na culinária do Norte e Nordeste. É a erva mais usada no mundo. Nos estados do Nordeste é usado no cheiro-verde, substituindo a salsinha.

coentro

4. ENDRO: tem folhas semelhantes a erva-doce e a folha da cenoura. Ótima escolha para temperar peixes, molhos e saladas que levam iogurte, sopa de beterraba.

endro5. HORTELÃ: de aroma e sabor refrescante. Ajuda na digestão de carnes mais pesadas. Combina com risoto de ervilha, molho de iogurte e até no mojito.

hortelã

6. MANJERICÃO: existem vários tipos – folhas pequenas, folhas grandes, roxo, verde, limão. Detesta calor, sendo assim, deve sempre ser usado fresco e adiciona na hora de servir.

majericão

O manjericão e a hortelã, além de não combinarem com o calor, elas oxidam ao serem cortadas na faca e entrarem em contato com o ar. Por isso quando picadas elas escurecem bem rápido, e para que isso não aconteça existem duas soluções: você pode destacar folhas a folha e usá-las inteiras e picar próximo a utilização ou então regar com azeite de oliva antes de picar.

CALOR QUE AQUECE – ERVAS QUE SUPORTAM ALTAS TEMPERATURAS

São ideais para prepara ensopados, assados e grelhados. Conforme vai cozinhando, vão liberando aroma.

  1. TOMILHO: excelente tempero de carnes, quer seja em marinadas ou em assados com legumes.

tomilho

2. LOURO: trata-se de uma erva de infusão, ou seja, serve para perfumar, mas não para ser ingerida. Fico maravilhoso no arroz, feijão, caldos, sopas e ensopados. Pode ser usado fresco ou seco.

louro

3. SÁLVIA: folha alongada, aveludada, aroma fresco e ao mesmo tempo pungente. Perfeito com abóbora, porco, frango. Excelente no molho de manteiga.

sálvia

4. ALECRIM: sabor marcante e pronunciado. Em pequenas quantidades pode ser usado ainda fresco. Ideal para assados: carnes vermelhas, aves e legumes em geral. Bom para aromatizar azeite.

alecrim

 

BATATA RÚSTICA COM ERVAS

SERVE 4 PORÇÕES

Ingredientes

  • 3 batatas
  • 3 ramos de alecrim
  • 4 ramos de tomilho
  • 10 folhas de sálvia
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 5 dentes de alho com casca
  • Sal grosso e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180⁰ Lave e seque bem as batatas e as ervas.
  2. Corte as batatas em gomos, no sentido do comprimento.
  3. Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com 1 colher (chá) de sal. Leve ao fog alto e, quando a água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos.
  4. Retire do fogo, escorra a água e deixe as batatas em uma peneira por alguma minutos para escorrer bem.
  5. Transfira para uma assadeira, junte as ervas, os dentes de alho com casca, e regue com o azeite. Misture bem para envolver todas as batatas no azeite. Espalhe os gomos por toada a assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro.
  6. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moídos na hora. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos.
  7. Retire do forno e, com a ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira. Sirva imediatamente.

batata rústica com ervas

SALADA DE BERINJELA FRITA COM ERVAS FRESCAS

RENDE 6 PORÇÕES

Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 3 pepinos japoneses
  • 2 xícaras (chá) de tomate grape
  • ½ xícara (chá) de folhas de salsinha, hortelã, manjericão e coentro frescos.
  • 170 g de iogurte natural
  • Óleo para fritar
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta síria

Modo de preparo

  1. Lave e seque as berinjelas. Divida os legumes ao meio, no sentido do comprimento. Corte em meias-luas de 1 cm de espessura (se a berinjela for grande, corte ao meio no comprimento e fatie). Transfira para uma tigela, adicione 1 colher (chá) de sal e misture bem.
  2. Enquanto isso, separe os outros ingredientes, lave e seque os pepinos, os tomates e as ervas. Corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade, em fatias de 0,5 cm de espessura. Corte os tomatinhos ao meio. Pique grosseiramente as ervas. Descasque o alho.
  3. Transfira as berinjelas para uma peneira e deixe escorrer. Seque os pedaços com um pano de prato limpo ou papel toalha e transfira para uma tigela.
  4. Leve uma panela, com o óleo até a metade, para aquecer em fogo médio. Forre uma travessa com papel toalha.
  5. Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e, cuidadosamente, coloque uma leva de berinjela com uma escumadeira. Assim que a espuma diminuir, vire as berinjelas para que dourem por igual. Com uma escumadeira, retire e deixe escorrer um pouquinho, antes de colocar na travessa forrada. Repita o procedimento com todas as fatias.
  6. Enquanto as berinjelas esfriam, prepare o molho: em um pilão, soque o alho com ½ colher (chá) de sal. Junte o iogurte, o azeite e a pimenta síria, o misture bem.
  7. Numa travessa grande, misture o pepino com o tomate e regue com um fio de azeite. Cubra com a berinjela e salpique com as ervas. Sirva a seguir com o molho de iogurte.

salasa de berinjela frita

SALADA DE MACARRÃO COM ABOBRINHA GRELHADA E PESTO DE HORTELÃ

RENDE 8 PORÇÕES

Ingredientes

  • 500 g de orecchiete
  • 4 abobrinhas italianas
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Cubos de gelo para resfriar o macarrão

Modo de preparo

  1. Ferva 5 litros de água. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal.
  2. Enquanto isso, prepare uma tigela grande com cubos de gelo e um pouco de água.
  3. Coloque o macarrão na panela e deixe cozinhar apenas para ficar al dente (retire a massa da água do cozimento 1 minutos antes do tempo indicado na embalagem).
  4. Escorra a água e transfira o macarrão para a tigela com gelo para esfriar e interromper o cozimento. Assim que esfriar, escorra e transfira para uma travessa com um fio de azeite. Misture bem para não grudar.
  5. Lave, seque e corte as pontas das abobrinhas. Divida cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e fatie em meias-luas grossas de cerca de 1,5 cm de espessura.
  6. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, regue com azeite e distribua as fatias de abobrinha, uma ao lado da outra, não coloque todas de uma vez. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe no fogo por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para a travessa do carrão e misture delicadamente. Repita com todas as fatias, regando sempre a frigideira com azeite. Se preferir, pode assar as abobrinhas por cerca de 20 minutos.

Ingredientes – Molho

  • 1 xícara (chá) de folhas de hortelã
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de sal
  • Raspas e suco de 1 limão

Modo de preparo

  1. Lave, seque e pique bem fino as folhas de hortelã. Transfira para uma tigela pequena e cubra com o azeite.
  2. Descasque o alho e transfira para um pilão. Junte o sal e bata bem.
  3. Coloque o alho batido na tigela com o azeite e a hortelã, adicione as raspas e o suco de limão e misture bem.
  4. Regue o macarrão com o molho e misture. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Ingredientes – Queijo temperado

  • 400 g de queijo cottage
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • Raspas de 1 limão taiti
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

  1. Numa peneira, escora o soro do queijo, apertando delicadamente com as costas de uma colher.
  2. Transfira o queijo para uma tigela, junte o azeite e as raspas de limão. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
  3. Retire o macarrão da geladeira e sirva cada porção com uma colherada do queijo temperado. Regue com azeite e finalize com pimenta-do-reino moída e folhas de hortelã.

salada de macarrao com abobrinha

 

MOJITO

RENDE 1 DRINQUE

Ingredientes

  • 1 limão taiti
  • ¼ de xícara (chá) de rum branco
  • 3 ramos de hortelã
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • Cubos de gelo a gosto
  • Club soda ou água com gás para completar

Modo de preparo

  1. Lave e seque bem os ramos de hortelã e o limão.
  2. Junte 2 ramos de hortelã e esfregue bem as folhos no interior e na borda de um copo alto.
  3. Corte o limão com a casca ao meio e despreze as semente. Corte uma das metade em 4 partes e transfira para um copo alto. Adicione o açúcar, e, com um socador, amasse bem. Junte as folhas de hortelã restantes e o rum e misture.
  4. Preencha o copo com cubos de gelo e complete com club soba ou água com gás. Sirva a seguir.

mojito

Leia também...

1 comentário

Avatar
Rogerio Silva 15 de março de 2018 - 16:39

Muito bom o site pessoal! Ótimo conteudo apresentado , muito obrigado!

Responder

Deixe um comentário