Endometriose e Alimentação

A endometriose é uma doença que causa dificuldade para engravidar, dismenorreia e muitas dores, especialmente no período menstrual.

Isso ocorre porque as células do endométrio (tecido que reveste o interior do útero), se acumulam e inflamam regiões fora do útero, como ovários, bexiga e intestinos, causando pontadas intensas nesses locais.

O que se tem visto é que uma boa alimentação, rica em alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a amenizar a dores da endometriose. Assim como o consumo excessivo de alimentos pró-inflamatórios pode potencializar essas dores.

Vale lembrar que a alimentação não vai curar a doença, mas pode ser um ótimo coadjuvante em seu tratamento.

Alimentos anti-inflamatórios:

  • Castanhas, amêndoas, nozes e semente de abóbora: ricas em ômega-3 e vitamina E
  • Todas as frutas, com destaque especial para as frutas cítricas e as frutas vermelhas: laranja, abacaxi, morango, amora.
  • Peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão que são ricos em ômega-3.
  • Todas as verduras e legumes, por são ricos em antioxidantes e ajudam no transito intestinal. Mulheres com endometriose podem ter o intestino desregulado e também sentir dores ao evacuar e urinar.
  • Chás, principalmente o de camomila, que possuem efeito calmante, devido à presença de flavonoides, compostos naturais anti-inflamatórios e antioxidantes.

Além disso, pode ser avaliada a necessidade de suplementação de nutrientes para ação terapêutica, como N-acetilcisteína, vitamina D, resveratrol,  vitaminas do complexo B, colina e Omega-3.

Alimentos pró-inflamatórios

  • Frituras de qualquer tipo pioram as dores da endometriose.
  • Farinha branca refinada, açúcar ou alimentos que contenham esses ingredientes: pão, macarrão, refrigerante, doces, etc. Eles entram na circulação sanguínea muito rapidamente, aumentando o estresse para produção de insulina e desencadeando um processo inflamatório.
  • Carne vermelha e outros embutidos em excesso (peito de peru, salame, salsicha, presunto).

E por último, não podemos esquecer da atividade física! O exercício libera endorfinas e outras substâncias benéficas que ajudam no alívio do estresse e das dores causadas pela endometriose.

Dica de post com alimentos antioxidantes e com potencial anti-inflamatório: Alimentos Antioxidantes

Outra leitura que vale a pena: Tensão Pré-Menstrual e Alimentação

Para mais informações sobre endometriose: 7 alimentos que ajudam a amenizar as dores da endometriose

Leia também...

1 comentário

Endometriose e Acupuntura - Arquitetando Estilos 13 de março de 2020 - 19:07

[…] Nutrição […]

Responder

Deixe um comentário