endometriose

Endometriose e Acupuntura

Ola, março é o mês da conscientização da endometriose e você sabia que a Medicina Tradicional Chinesa é uma forte aliada ao tratamento dessa enfermidade?

Primeiramente devemos saber que a endometriose é o crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) fora do útero e que causa dores pélvicas, sangramentos, infertilidade dentre seus principais sintomas.

Seu tratamento principal consiste, num primeiro momento, em administração de medicamentos analgésicos e até mesmo medicamentos antidepressivos, e nos casos mais graves de endometriose a cirurgia é indicada para a retirada do tecido.

Quando a MTC é indicada para o tratamento da endometriose?

A MTC é indicada para o alívio das cólicas que por vezes os medicamentos não conseguem resolver e também, ajudando no controle da doença.

Sabemos também, como já foi escrito neste post (Acupuntura e Infertilidade), que acupuntura traz ótimos resultados para quem a procura com a finalidade de engravidar, tendo ou não endometriose.

Além das dores, a acupuntura vai atuar na redução do estresse e ansiedade, pois para a MTC é um dos fatores que apontam para o desenvolvimento da doença.

Na MTC, além da acupuntura no tratamento dessa patologia, a fitoterapia é utilizada com grande êxito.

Como sempre é dito nessa coluna, os resultados nunca são obtidos sozinhos. Sempre procure uma equipe para seu tratamento, e para a endometriose não seria diferente. Atividade física moderada e uma boa alimentação são sempre uma ótima pedida.

Acesse o link (Endometriose e Alimentação) da nossa nutricionista e siga suas dicas para seu melhor bem estar.

Um beijo,

Ale Iasbek

Leia também...

Deixe um comentário