Continuando nossa saga em busca do drink refrescante perfeito (ôôô tarefa árdua. hahahaha…), hoje vou falar um pouquinho sobre o Aperol Spritz!
O Aperol foi criado em 1919 pela família Barbieri, em Pádua, na Itália e nada mais é do que um licor a base de ruibarbo, laranja, quina e genciana, com um leve amargor que o torna único. Para quem conhece, lembra um Campari beeeeeem mais leve.
Foi um dos pioneiros a focar no público feminino ainda na década de 30, quando circulou nos maiores jornais do país um anúncio do Aperol como boa opção para quem quisesse manter a forma, graças ao seu baixo teor alcoólico.
A versão spritz veio bem mais tarde, no meio da década de 1980, mas a fama do drinque só começou a surgir entre 2005 e 2006 quando virou moda entre os universitários da região do Vêneto.
A receita é mega simples:
Três partes de prosecco para duas de Aperol e uma de água com gás. Para completar, gelo e uma fatia de laranja.
Recomenda-se servi-lo em copos baixos ou taças de vinho Bordeaux. Eu prefiro em taças e desde que ganhei uma do próprio Aperol (comprei um kit no Eataly e ela era o brinde) só tomo nela!
Na Itália, o Aperol spritz é consumido o ano todo, tanto que já ganhou até uma versão pronta, com cara de refrigerante e aspecto bem jovial (deliciosa também), mas que ainda não chegou ao Brasil.
Você encontra o Aperol em lojas de bebidas e supermercados.
Até a próxima coluna, Keli Bergamo.