DOCINHOS e BISCOITOS – Para adoçar a vida dos baixinhos e dos “altinhos”

Pára tudo!!!!!!! Gente, nossa matéria de hoje está super gostosinha, docinha, delicinha. Depois de muitas semanas falando de comidinhas salgadas, hoje vamos aprender um pouco mais sobre essas coisinhas pequenininhas que agradam não só as crianças, mas os adultos também.

Uma curiosidade sobre os BISCOITOS, é que na verdade eles foram uma tentativa mais sofisticada de se adoçar as massas de pão, que foram cortadas em porções menores. Antigamente, nos mosteiros e conventos, os religiosos faziam pequenos docinhos à base de mel, vinho e geleia para vender aos peregrinos que estavam de passagem. Os biscoitos eram feitos de massa de pão adoçada, com baixíssima fermentação, submetida a duplo cozimento por tempos diferentes para que assim fosse possível eliminar toda a umidade da massa, para que o produto final pudesse ser conservado por mais tempo.

Mas foram os árabes, que dominavam bem a arte da doceria, que levaram novos ingredientes à Europa, tais como a tâmara, a romã e a laranja amarga, resultando em grandes transformações na confeitaria da época. Muitas receitas que conhecemos hoje possuem raízes orientais, como por exemplo a cassata e o cannoli, ambos doces italianos.

canolliCanolli – doce típico italiano.

 

 

 

 

 

Foi no século XIV que uma confeitaria mais elaborada começou a se difundir para outros países. Biscoitos e bolinhos faziam parte da confeitaria mais comum, mesmo não sendo citados nos livros de receitas da época. Religiosos dos monastérios tornaram-se grandes especialistas nas receitas doces. As combinações começaram a surgir, percebeu-se que o uso da manteiga e chocolate deixavam os brioches e croissants mais saborosos. Até mesmo as massas doces mais fermentadas de origem austríaca e polonesa, se espalharam pela a Europa e tiveram grande aceitação.

Esses pequenos mimos doces podem muito bem fazer parte do tão famoso finger food, conceito de servir comida em pequenas porções, onde pode-se comer com as mãos, sem o uso de talheres. São bem aceitos pelo público por serem porções pequenas e permitirem alternar diversos sabores. São ideais para serem servidos como sobremesas, mas também podem acompanhar um bom café, chá ou suco de frutas. Ao escolher um docinho para servir, devemos levar em conta a consistência, mesclando o cremoso, o farinhento e o crocante, lembrando sempre que deve haver um contraste entre as cores. Os biscoitos e petits fours finalizam as mais refinadas composições, devem ser consumidos primeiramente por se tratarem de preparações mais delicadas, depois deles, os doces à base de frutas, em seguida os recheados com cremes, finalizando com os doces que possuem chocolate, por terem um sabor mais pronunciado e persistente.

finger food doce

Agora corra para a cozinha, separe os ingredientes e prepare as doçuras que ensinarei a seguir para deixar o seu final de semana e o de sua família mais doce e feliz. Afinal, quem não fica feliz com uma pitada de doce no dia?! Vamos lá? Um final de semana super doce para vocês.

 

BISCOITO DE LEITE CONDENSADO

Ingredientes

  • 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • ½ lata de leite condensado (200 g)
  • 1 gema de ovo
  • 1 pitada de sal
  • 180 g de amido de milho
  • 120 g de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Em uma tigela misture a manteiga com o leite condensado, a gema e a pitada de sal. Em seguida, acrescente o amido de milho e misture.
  2. Adicione a metade da farinha de trigo e misture com as mãos e, se necessário, adicione o restante da farinha. A massa deve ficar bem macia, caso contrário os biscoitos racham e ficam secos. Pode ser necessário um pouco mais de farinha.
  3. Faça bolinhas pequenas, achate-as delicadamente com um garfo. Asse em forno preaquecido a 180°C por 20 a 30 minutos, até que as bases das bolachinhas estejam bem douradinhas e branquinhas por cima.

SONY DSC

 

TORTINHA DE MAÇÃ

Ingredientes – massa

  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) rasa de fermento químico em pó
  • 5 colheres (sopa) de água
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar

Ingredientes – recheio de maçã

  • 3 maçãs pequenas sem casca e picadas
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ¾ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) cheia de amido de milho
  • Suco de ½ limão

Modo de preparo – recheio de maçã

  1. Coloque as maças picadas, a água, o açúcar, a canela em pó e o suco de limão em uma panela, cozinhe por aproximadamente 10 minutos, ou até que as maçãs fiquem macias.
  2. Dissolva o amido de milho em ½ xícara (chá) de água e acrescente na panela, misture sempre, delicadamente, por mais 2 minutos. Reserve até esfriar.

Modo de preparo – massa

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela e amasse com a mão. Se a massa ficar grudando nos dedos, acrescente mais um pouco de farinha de trigo. A massa não deve ficar muito seca.
  2. Em uma superfície enfarinhada, abara a massa até ficar bem fina, corte retângulos de 15 cm X 10 cm ou do tamanho de sua preferência.
  3. Passe clara de ovo nas bordas para colar bem, coloque um pouco de recheio no meio e feche as bordas com cuidados apertando com os dedos e depois com um garfo.
  4. Frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e passe no açúcar com canela.

tortinha de maçã

 

BRIGADEIRO DE LEITE NINHO COM NUTELLA

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 5 colheres (sopa) bem cheia de leite ninho
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 70 g de chocolate branco picado
  • 100 g de Nutella
  • 1 pitada de sal
  • 50 g de creme de leite

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes, exceto a Nutella, em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até dar o ponto de brigadeiro (desgrudar do fundo da panela).
  2. Coloque num prato, cubra com filme plástico e leve para gelar por 3 horas.
  3. Passe um pouco de manteiga na mão, faça bolinhas achatadas no centro e coloque um pouco de Nutella no centro desta bolinha e feche dobrando as bordas e enrolando novamente. Passe no confeito de sua preferência, coloque nas forminhas e sirva

Dica: coloque a Nutella na geladeira por 1 hora antes de usar, ela fica mais durinha e mais fácil para enrolas as bolinhas.

Brigadeiro ninho nutella

Leia também...

Deixe um comentário