Dieta Detox Após Exageros na Alimentação

Detox é a palavra do momento e parece ser a solução para tudo, né? Detox alimentar, detox de pessoas negativas, massagem detox…Mas hoje vou falar de uma prática que vem crescendo muito, a dieta detox que várias pessoas fazem depois de certos exageros na alimentação.

Sempre que temos a oportunidade de uma folguinha, seja férias ou um fim de semana prolongado, tentamos nos desligar de tudo: trabalho, estudos, academia e até da alimentação saudável. Mas você já reparou que muitas vezes voltamos dessa folga nos sentindo mais cansados e sem disposição? E isso pode estar relacionado com a alimentação.

O corpo tende a acumular as toxinas a mais que consumimos nesse tempo e esses excessos podem prejudicar o funcionamento do organismo, causando constipação, cansaço, problemas digestivos, dor de cabeça, mau humor, inchaço, sono de má qualidade, aumento de peso, entre outros.

Mas afinal de contas, o que são e onde se encontram as toxinas? As toxinas são substancias químicas ou moléculas estranhas ao organismo capazes de causar danos ou alterar seu funcionamento. Elas se encontram na água, nos alimentos (agrotóxicos, corantes, conservantes, etc.), no ar que respiramos, nas embalagens dos produtos, nas bebidas alcoólicas, no cigarro, nos produtos químicos usados em casa, etc.

A nossa sorte é que o corpo tem mecanismos naturais de desintoxicação e uma alimentação saudável ajuda muito nisso.

Então para que serve a “dieta detox”?

Ela auxilia o organismo a eliminar essas toxinas de maneira mais rápida e eficiente, ofertando alimentos naturais, de fácil digestão e detoxificantes: alimentos que potencializam a desintoxicação do corpo, como vegetais, frutas, grãos, chás e água, que é essencial nesse processo. É por isso que em algumas dietas detox as carnes são restringidas por um tempo, por ela demorar mais para ser digerida.

Vale lembrar que a dieta detox não substitui a alimentação saudável, que previne o impacto que os excessos causam no nosso organismo. Mas auxilia como primeiro passo na diminuição da retenção de líquidos e na melhora da disposição em geral.

A dieta detox não precisa necessariamente ser líquida e extremamente restritiva. A mastigação ajuda a aumentar a saciedade e a restrição em demasia favorece o reganho de peso e diminuiu a oferta de fibras, vitaminas e minerais da alimentação.

Procure um nutricionista para que a sua dieta seja personalizada de acordo com a sua rotina, suas possibilidades e principalmente, sem sofrimento. 😉

No post sobre Suco Verde tem algumas receitinhas “detox” a quem interessar possa 🙂 Para acessar é só clicar AQUI.

Leia também...

Deixe um comentário