Dicas para Não Exagerar nas Festas de Final de Ano

Fim de ano é sinônimo de comemorações regadas a muita comida e bebida. Mas nem por isso você precisa abrir mão de se alimentar bem e manter o corpo e a saúde que você conquistou durante o ano.

Foi pensando nisso que eu fiz essa lista com dicas para você não exagerar, mas também não passar vontade durante as festas 🙂

dieta-final-de-ano

»» Tente manter sua alimentação normal durante o dia, sem pular refeições ou lanches. Caso vá exagerar na ceia, invista nas saladas e proteínas nas refeições que antecedem a comemoração.

»» Esqueça a ideia de ficar sem comer para poder exagerar na ceia, pois além de não ser saudável, isso pode fazer você consumir muito mais calorias do que se tivesse seguido sua rotina alimentar e você ainda corre o risco de passar mal caso for ingerir bebida alcoólica.

»» Não esqueça de se hidratar! Muitas pessoas confundem fome com sede, então procure tomar água ou chás nos intervalos entre as refeições. Além disso, uma boa ingestão de líquidos é fundamental para ajudar na desintoxicação do organismo.

dieta-fim-de-ano

»» Faça uma refeição antes de sair de casa. Coma algo que te mantenha saciado por mais tempo, pois a ceia geralmente demora para ser servida e assim corremos risco de exagerar nos canapés ou nos drinks, que são bastante calóricos. Já fiz um post falando sobre bebida alcoólica e emagrecimento, para acessá-lo é só clicar AQUI.

bebidas-fim-de-ano

»» Antes de atacar seus pratos preferidos na ceia ou jantar, coma uma salada e mastigue devagar. Isso vai fazer com que você se sinta saciado e coma menos depois. Você também pode misturar frutas na salada, ou comê-las como petiscos, pois suas fibras ajudam a afastar a fome.

»» Na hora das delícias calóricas, sirva-se com bom senso e saboreie. Coma sem culpa. Não é uma refeição ou uma comemoração que vai estragar todo o esforço que você teve durante o ano.

alimentacao-saudavel-para-as-festas-de-fim-de-ano

Masss, caso você não queira “jacar” nem nas festas de final de ano, agora vem as dicas do que preferir ou evitar:

»» Frutas frescas, salada de frutas, oleaginosas (com moderação) ou frutas secas podem ser boas opções de petiscos ou sobremesa. Evite frutas cristalizadas que contém açúcar.

»» Encha a metade do prato com salada, deixando a outra metade para a carne e outras preparações que escolher comer. Coma primeiro a salada e mastigue devagar, saboreando os alimentos.

salada-para-fim-de-ano

»» Prefira as carnes brancas, como frango, chester ou peru. Opte pelos assados ou grelhados e retire a pele antes de consumir.

»» Tenha cuidado e moderação com: preparações como a farofa e o tradicional salpicão, feito com maionese; molhos gordurosos; recheio nas aves; canapés calóricos; refrigerante e bebida alcoólica; sobremesas e doces típicos como panetone, chocotone e rabanada, por exemplo.

Recomendações para depois das festas:

Independente do que você escolheu comer, no dia seguinte faça uma alimentação saudável, com frutas, legumes, verduras, carnes magras, grãos integrais, gordura do bem e beba bastante água.

Faça a sua atividade física normalmente. Dobrar a quantidade de atividade ou o tempo de exercício não vai adiantar, não é assim que o corpo funciona e você ainda pode acabar se machucando.

Salada-de-frutas-fim-de-ano

Espero ter ajudado, pessoal!

Desejo a todos um Ótimo Natal e um Ano Novo melhor ainda! E não espere até o próximo ano, ou segunda-feira para ser mais saudável. Comece na próxima refeição. Escorregou, não tem problema! Mas não estrague um dia todo ou uma semana toda por causa de UMA “jacada” no dia. Ano que vem você vai desejar ter começado HOJE! 😉

Beijão

ceia-animal-fim-de-ano

Leia também...

Deixe um comentário