Dicas para Diminuir a Fome no Inverno

O frio chega e acompanhado dele vem àquela fome! Essa vontade de comer alimentos com mais “substância” acontece porque o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. A notícia boa é que podemos aproveitar essa demanda calórica um pouco maior para acrescentar alimentos que aumentam a saciedade e a qualidade nutricional das preparações. Aqui vão algumas dicas:

» Use chuchu triturado para engrossar o feijão, caldos ou sopas. Ele tem o mesmo efeito da batata, maisena ou farinha, só que com a vantagem de ser bem menos calórico.  😉

The chayote (Sechium edule) is a vegetable on wooden background

» A biomassa de banana verde também serve para engrossar as preparações. Ela é rica em amido resistente, que é um tipo de carboidrato pouco absorvido e que tem ação parecida com a das fibras. É processado de forma lenta pelo organismo o que prolonga a sensação de saciedade e ajuda a manter a glicemia estável. Você pode fazer a biomassa em casa mesmo, para acessar a receita é só clicar AQUI.

fome-biomassa

» Salpique semente de chia nas frutas ou no seu prato de sopa. Essa sementinha tem o poder de desacelerar o esvaziamento gástrico, o que ajuda a reduzir o apetite e aumenta a sensação de saciedade.

fome-chia

» Outra opção que pode ser acrescentada nos caldos ou frutas é o farelo de aveia. Ele contém um tipo de fibra solúvel chamada beta glucana, que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, aumenta a sensação de saciedade, melhora da função intestinal, além de comprovadamente auxiliar na redução do colesterol. Para saber mais sobre a aveia é só clicar AQUI.

fome-farelodeaveia

» A gordura também é conhecida pela sua propriedade sacietógena. Então que tal assar alguns legumes com um pouco de azeite de oliva e comer eles como opção de “belisco”. Outra ideia legal é grelhar ou somente aquecer as frutas com um pouco de óleo de coco. Fica uma delícia além de segurar a fome por mais tempo. Tem post falando mais sobre a propriedades do óleo de coco AQUI.

fome-vegetais

» Mantenha-se hidratado. No frio o corpo pede menos água e muitas vezes confundimos fome com sede sem saber. Tire vantagem das propriedades terapêuticas dos chás para ficar quentinho e garantir a ingestão adequada de líquidos. Clicando AQUI você acessa uma matéria com várias dicas de chás.

fome-cha

» Formigas de plantão! Reservei uma dica especial pra vocês/nós! Haha! 😛 Derreter chocolate 70% de cacau em cima de frutas fica muuuito bom. O açúcar natural da fruta quebra o amargo do cacau. Dá até pra salpicar uma canela e pó junto.

fome-chocolate

E pra quem quiser receitinhas gostosas e saudáveis para fazer nos dias frios é só acessar:

Dicas Para Não Ganhar Peso no Inverno

Como Preparar Sopas 

fome-sopa

Leia também...

1 comentário

Avatar
Tais 2 de maio de 2017 - 22:32

Ótimas dicas!

Responder

Deixe um comentário