Olá pessoal! Hoje eu vou falar sobre um assunto que vai facilitar, e muito, a vida de vocês: Congelamento de Frutas. Nada melhor do que ter o seu lanchinho na mão ou seus ingredientes à disposição naqueles dias em que o tempo está curto ou que o cansaço está batendo forte. Sem falar que isso diminui bastante as chances de acontecerem as famosas “jacadas”. Outro benefício do congelamento de alimentos é evitar o desperdício! Quando  você perceber que algumas frutas ou verduras não serão consumidas a tempo, você pode congelá-las.  🙂

Vamos começar com algumas dicas gerais sobre o congelamento de frutas, que servem também para outros tipos de alimentos. Essas dicas vão ajudar você a se organizar melhor, evitar a contaminação dos alimentos e a manter a maior parte dos seus nutrientes.

  • Sempre que possível, já deixe os alimentos separados nas porções que você vai utilizar.

Congelamento de alimentos 1

  • Prefira potes ou saquinhos plásticos próprios para congelamento (livres de BPA) ou recipientes de vidro.

Congelamento de alimentos 2

  • Coloque uma etiqueta na embalagem com o dia e o mês que o alimento foi congelado.

Congelamento de alimentos 3

FRUTAS

Lave, descasque e retire o caroço. Depois corte em pedaços menores e separe por porções. Guarde-as em saquinhos ou recipiente adequado. Dica: Quanto menos ar dentro do recipiente ou saquinho, menos cristais de gelo se formam.

Congelamento de frutas

Você também pode congelar as frutas na forma de polpa ou purê e armazenar em formas de gelo, de picolé e até mesmo copinhos plásticos, ou “sacolés” (cada um se vira como pode). Esse tipo de congelamento é legal pra quem gosta de fazer sucos, shakes ou smoothies. Dica: Acrescente uma colher se sopa de suco de limão quando for bater ou amassar frutas que escurecem.

Congelamento de frutas 2

As frutas congeladas duram cerca de 12 meses no congelador 😮 Isso mesmo! Mas é claro que existem algumas exceções:

  • Abacate → Acrescentar limão para não escurecer. Dura de 2 a 3 meses congelado.
  • Açaí → Dura em torno de 6 meses.
  • Banana → Pode ter seu sabor alterado quando for descongelada, acrescentar limão para não escurecer. Quando cozida antes de congelar pode durar até 6 meses. Outra alternativa (e mais usada) é usar a banana congelada, você pode fazer sorvete e creme com ela, a consistência fica ótima.
  • Coco → Cortado em  pedaços ou ralada, dura 6 meses.
  • Pêra → Também pode ter seu sabor alterado. O ideal é não congelar ela crua. Descasque, tire a semente, corte e cozinhe rapidamente. Dura até 12 meses assim.

Descongelamento: As frutas podem ser descongeladas no refrigerador ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas. Mas elas são melhores consumidas quando ainda estão um pouco congeladas, antes que fiquem completamente moles. Frutas e vegetais são fáceis de descongelar se não forem congelados em grandes pedaços.

Espero que tenham gostado! No próximo post falarei sobre o congelamento de outros tipos de alimentos, como carnes, verduras, feijão, etc.Tudo pra deixar a nossa rotina mais prática!

congelamento de alimentoss

Leia também...

Deixe um comentário