Será que as pessoas com suspeita de dengue precisam tomar algum cuidado especial com a alimentação? A resposta é sim!

Tanto no caso de dengue clássica, quanto no caso de dengue hemorrágica, existem alguns cuidados a serem tomados para enfrentar o vírus.

A dengue provoca algumas alterações no organismo que favorecem a ocorrência de hemorragias, por isso a recomendação da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) é de que alimentos que contêm salicilatos, substancia que retarda a coagulação,  sejam EVITADOS. Quais são esses alimentos? Abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, uvas passas, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva.

dengue-evitar-tomate-nozes

No caso de suspeita da doença, alimentos com ação antitrombótica, como alho, cebola e gengibre também devem ser EVITADOS, porque podem afetar as células sanguíneas e prejudicar a recuperação.

dengue-evitar-alho-cebola-gengibre

Durante o período mais crítico, a dieta deve ser leve, de fácil digestão e absorção e o consumo de hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro, frutas e sucos ricos em vitamina C devem ser estimulados.

A hidratação é fundamental. A recomendação é ingerir, em média, 60 a 80 ml de líquido/kg de peso corporal/dia. Além da água, podem ser utilizados sucos, água de coco, além do soro de hidratação oral.

dengue-hidratacao

Boa parte das pessoas apresenta náuseas dificultando a alimentação, mas é importante o estímulo da ingestão de pequenas porções de alimentos a cada duas horas.

Medicamentos como os derivados salicílicos diminuem a absorção da vitamina C, ácido fólico, ferro e potássio no organismo. Ao mesmo tempo aumentam eliminação das vitaminas B1, B6 e K, portanto, é fundamental dar atenção a esses nutrientes na dieta. Em que alimentos podemos encontrá-los?

dengue-alimentaçao

Vitamina C – Abacaxi, acerola, kiwi, caju, lima,  manga, mamão etc.

Ácido Fólico – Brócolis, espinafre, abacate, lentilha, feijão, ovos.

Ferro – Feijão, lentilha, couve, ovo de galinha, carne.

Potássio – Banana, abacate, iogurte, abóbora, damasco seco, feijões, mamão.

Vitamina B1 – Atum, gema de ovo, feijão, farelo de aveia, carne vermelha, fígado.

Vitamina B6 – Fígado de boi, frango, atum, feijão, germe de trigo, aveia, espinafre, banana, ovos, alimentos integrais.

Vitamina K – Couve, couve-flor, ovo de galinha, fígado bovino, acelga, espinafre, cenoura.

dengue-alimentaçao-2

Não existem alimentos que previnam ou curem a dengue, mas sabemos que pessoas com o sistema imunológico mais forte respondem melhor ao tratamento e tem mais chances de combater o vírus. Com o Aedes aegypti fazendo hora extra não podemos dar mole.

Clicando AQUI você acessa uma matéria falando sobre 7 alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. 🙂

É isso aí gente, espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só “chamar”! Beijos 

dengue-folder

Leia também...

Deixe um comentário