Deixe a sustentabilidade entrar na sua casa..

Primeiro post do ano, primeiro que escrevo como Arquiteta e Urbanista e me sinto honrada por continuar assinando a categoria “Decor”. A ideia sempre foi contribuir com informações ligadas à assuntos que envolvam arquitetura e decoração de uma maneira simples e prática. O assunto de hoje fala um pouquinho sobre a grande responsabilidade que temos com o meio ambiente (eu, inclusive como profissional) e todos nós como seres humanos racionais que somos! Vou abordar o tema sustentabilidade e dar algumas dicas de atitudes positivas que podemos ter dentro dos nossas lares, a fim de minimizar esse impacto ambiental negativo e monstruoso causado todos os dias em todos os lugares, sem distinção de região.

de0ad8c56ac3dad74c964b25a73a695a

A área de abordagem sobre esse assunto é imensa, e possivelmente falarei sobre isso algumas outras vezes.. hoje vou apenas pontuar situações bem conhecidas por todos e que com um pouco de disciplina podem gerar bons resultados, economicamente ou não. O objetivo principal é que o “falar” sobre sustentabilidade seja substituído aos poucos pelo agir! Atitudes inteligentes que você tenha e compartilhe (na vida real) com seus amigos e familiares podem sim fazer a diferença, e eu almejo que cada dia mais as pessoas reflitam sobre seus hábitos.

d4fdf2c56f100ed1292ea8ff5e31ef3b

Energia: Que tal prestar um pouco mais de atenção nas lâmpadas que você usa em casa? Pode ser que você não dê tanta importância ao tipo de luz que tenha no banheiro, na cozinha ou na sala, mas os resultados econômicos positivos a longo prazo são reais e as mudanças podem sim fazer a diferença na sua conta de luz. As lâmpadas com LEDs de alta luminosidade consomem em torno 8 W para atingir a mesma emissão luminosa de uma incandescente de 60 W. Podem substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes com vantagens ecológicas, pois não contêm metais pesados e têm vida útil 40 vezes maior que a da incandescente comum. Seu bolso e o planeta agradecem os minutos que você passará fazendo essa troca.

020202200202202

Reciclagem: Sou da opinião que ‘você é responsável pelo lixo que gera!’. Parece que em outros tempos isso já foi mais difícil né gente? Mas ainda assim, algumas pessoas não conseguem separar o lixo orgânico do reciclável e muito menos dividir este último por tipo: plástico, papel, vidro e metais. Atenção para os lixos eletrônicos: pilhas, baterias, etc. – devem ser depositados em lixos apropriados. Quando fizer compras, opte por sacolas de pano: sacolas de plástico e papel são descartáveis e poucas vezes reutilizáveis para o mesmo fim.

f6b981e1a82edc3eced512fc2b2c8877

Tintas: Especialmente para pessoas alérgicas e/ou que possuem filhos pequenos, uma pintura nova na casa pode significar, literalmente, dor de cabeça. As tintas convencionais contêm toxinas e componentes tidos como cancerígenos, além de emitirem gases nocivos para a atmosfera até alguns meses depois da sua aplicação. Opte por tintas naturais e ecológicas – são fabricadas com matérias-primas naturais, sem sintéticos ou insumos derivados de petróleo em sua composição. As tintas à base de água não impermeabilizam a parede, permitindo que esta ‘respire’ e mantenha um controle de umidade na casa, promovendo um ambiente saudável e livre de fungos e mofo. Embora sejam de 10 a 20% mais caras que as tintas tradicionais, as tintas ecológicas compensam: não geram poluição da atmosfera, não destroem a camada de ozônio, não agridem o meio ambiente, não oferecem risco a saúde do aplicador e nem do usuário da área que recebeu a pintura.

tinta011

tina 0202

Ventilação: Tente não impedir passagem de vento. Deixe que o ar fresco do meio ambiente circule e substitua o dióxido de carbono (CO2). Se for necessário um ar-condicionado, é bom comprar um que utilize fluido refrigerante ecológico. Na hora de projetar sua própria casa, priorize sempre uma boa iluminação e ventilação natural. Além de reduzir custos com energia, auxiliará muito positivamente na sua qualidade de vida.

vent1

Mobiliário sustentável: Reciclar vai muito além de separar seu lixo. Com um pouco de criatividade, aquilo que não lhe serve mais pode ser transformado.

mob 02

000000

00202202023

mob 01

101010101010

111111111

Plantas: Além de decorar o ambiente, as plantas são ótimas em renovar o ar e desintoxicar o interior de casa.

020202022022

Seguem algumas sugestões de espécies para cada tipo de ambiente:

Cozinha, banheiro e lavanderia

Azálea – Eficientes para combater poluentes e amoníacos, são bem utilizadas em ambientes laváveis, como banheiros e cozinhas.

Bromélia – A planta ajuda na absorção da fumaça. Tem grande capacidade de armazenar água e, por isso, é importante evitar que as bromélias de jardins ou nas casas fiquem expostas à chuva.

Antúrio – É um curinga para os cantinhos menos iluminados do jardim, onde outras flores jamais iriam prosperar.

Lírio-da-paz – Conhecido como “limpa tudo”, é responsável por absorver todos os tipos de poluentes, auxiliando na remoção de esporos de fungos e mofos (ação fungicida). É bem utilizado em ambientes úmidos.

Capim-limão / capim-santo / capim-cidreira – Da sua inflorescência extrai-se um óleo essencial utilizado em repelentes de insetos.

020202

Home theater e salas com TV

Cacto – Muito úteis para barrar as ondas eletromagnéticas, é indicado tê-los próximos à microondas e televisores.

01

Dormitórios e ambientes de fumantes

Gérbera / crisântemo / begônia – Capazes de eliminar o benzeno no ar, absorver o dióxido de carbono e liberar mais oxigênio.

0202

Halls e salas de estar

Palmeira de bambu (palmeira areca) – Ajuda a absorver gases tóxicos e a manter uma boa umidificação de ar. É considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar, sendo recomendada sua utilização inclusive para ambientes recém-pintados.

0cab5238b27fda1a4d16e4c02e6e5fdb

Por fim..

Seja um legítimo egoísta e incentive o maior número de pessoas a ter a mesma atitude. Porque só assim, com bilhões de indivíduos olhando para os seus próprios umbigos e preocupados somente com o seu futuro, a gente vai conseguir fazer alguma coisa concreta para salvar o mundo.

3bbecd6a37d8d4012bd1aae7bbc9350e

Leia também...

1 comentário

Avatar
Maria Antonia Arlei 29 de fevereiro de 2016 - 00:07

Estou amando essas materias e aprendendo muito, parabens.

Responder

Deixe um comentário