Funcional? Será esse o termo certo? Acredito que sim. Talvez você seja como nós, entusiastas da arte. E o design de interiores e a arquitetura podem ser expressões de arte e itens funcionais. Claro que algumas peças não poderão deixar de ser estéticas e se tornarem usáveis, mas muita coisa pode ser multiuso.

Adoramos quando um designer cria uma nova peça, que além de linda tem um propósito. Ajuda muito na retórica e na conceituação de um projeto. Existem também desenhos de produtos que ao longo do tempo se tornaram ícones de design e objetos de desejo. Hoje queremos falar de alguns produtos que aqui no ninho são preferidos. Talvez o mais explícito deles seja ela:

A batedeira da KitchenAid. Disponível em uma gama de cores gigante, essa peça é mundialmente reconhecida e eleita por grandes chefes de cozinha como um investimento excelente. Nada pode ser tão funcional quanto esse design retrô que ela traz. Além de ser um eletrodoméstico robusto ela decora bancadas de cozinhas com mais glamour do que você na formatura do primo.

 Talvez o maior desenvolvedor de produtos com essa combinação de beleza + uso seja o designer Phillippe Starck em 1990 ele desenho para a Alessi um espremedor de cítricos que também está na lista de desejo dos antenados em design.

Desde então muitos outros itens foram criados. Mas eu quero mostrar itens que tem funcionalidade fora do preparo de alimento também, como…

Eames Elephant, do casal mais amado do século XX Charles e Ray Eames criaram originalmente esse brinquedo lindo em madeira multi laminada, atualmente é feito em plástico.

Se formos falar de cadeiras e poltronas ficaremos até a próxima encarnação aqui, pois assentos e forma geral são considerados o produto mais desenhado e estudado do mundo. Então vou deixar uma das minhas favoritas, a Cadeira Prince:

Inspirada no brasão da família real da Dinamarca essa cadeira – superconfortável aliás – foi a vencedora em um concurso em 2002.

Ainda nas graças de mobiliário com estética diferenciada, queremos apresentar a você três peças favoritas de um brasileiro que esbanja talento, Henrique Steyer.

 Esse gaúcho é designer e arquiteto e consistentemente lança produtos com uma pegada irreverente e muito inspirada pela natureza. Vejam a estante Niña:

Também temos a estante Onça:

E eu (Lelo) estou aqui me organizando para ter minha mesa macaco:

O Brasil é forrado de criadores talentosos e muito provavelmente você tem uma decoração funcional na sua casa, não tem?

Leia também...

Deixe um comentário