Cuidados com a pele no inverno

Camila Orathes

O inverno este ano estava meio tímido, mas enfim o frio veio deixar sua marca… No entanto, independente de temperaturas extremas ou mais amenas, os cuidados específicos com a pele não devem ser esquecidos!

Nas estações mais frias, com diminuição da umidade do ar a pele tende a ficar mais ressecada e sensível, por isso algumas medidas são necessárias para manter a pele saudável nesta época..

Listei abaixo algumas dicas importantes para os cuidados no frio e outras particularidades relacionadas a pele nas baixas temperaturas:

  • Hidrate-se!!: Para manter a hidratação da pele devemos lançar mão de cremes emolientes e manter uma ingesta adequada de líquidos.
  • Cuidados no banho: banhos quentes e demorados retiram a camada protetora de lipídeos da pele piorando o ressecamento. Os sabonetes comuns também pioram a pele seca, uma alternativa é o uso de Syndets que são sabonetes sem sabão que preservam esta camada e ajudam no processo de hidratação.
  • Fotoproteção sempre!!! : Não é porque estamos no inverno que podemos relaxar no uso dos protetores solares, a incidência da radiação UV, apesar de menos intensa, continua presente então, o uso de um FPS nas áreas expostas deve ser mantido inclusive nos dias nublados e de chuva. Não esquecer também dos protetores labiais que vão fazer proteção e hidratação dos lábios, uma parte de rosto que sofre nesta época.
  • Tratamentos dermatológicos: o outono e inverno são as estações ideais para fazermos uma série de procedimentos mais invasivos para renovação e rejuvenescimento da pele. Dentre estes procedimentos estão os peelings e lasers ablativos como o laser de CO2. Os cuidados em casa também podem ser intensificados com ácidos mais potentes que são mais tolerados nesta época.
  • Exacerbação de condições dermatológicas: Algumas dermatoses podem piorar ou surgir com a mudança de clima e hábitos (como banhos quentes) que vem com o inverno. Como exemplo temos a dermatite atópica, dermatite seborréica, psoríase entre outras.. o acompanhamento com o dermatologista é essencial para início ou ajuste do tratamento.

Como cada estação possui sua beleza e particularidades, não deixe de curtir o melhor do inverno, mas sempre em dia com a pele!

Leia também...

Deixe um comentário