Bom dia lindinhas e lindinhos. O papo de hoje é doce, cremoso, fofinho, delicado e suave, vamos falar sobre os CREMES e PUDINS. Essas sobremesas fazem parte da cozinha tradicional, e aparecem nas mais diversas variações. Esses doces estavam presentes em mesas de banquetes dos nobres e camponeses, desde o momento em que o homem descobriu que podia misturar frutas e leites e obter doces saborosos. Sabe-se que o mel, o primeiro adoçante natural que se conhecia, era misturado com vários ingredientes, com a função de dar consistência ao alimento, e não adoçar.
Com a descoberta do açúcar, ocorreram muitas transformações na cozinha dos poderosos que pagavam altíssimos valores para poderem consumir o “ouro branco”. Combinados com especiarias que chegavam à Europa, o açúcar passou a permitir a criação de inúmeras maravilhas da confeitaria, com base em geleia, gelatina, marzipã e frutas cristalizadas. E assim surgiram os doces cremosos.
Um dos doces mais apreciados na época e conhecido até os dias de hoje é o manjar branco. A hipótese é que esse doce tenha sido criado na França no século XII. Na época não era um doce, era feito com pedacinhos de frango, amêndoas, leite e toucinho.
Em 1440, na França, um doce muito famoso era feito com um creme de pêra e um creme branco em uma tortinha de queijo. O queijo era um ingrediente muito utilizado como base de várias sobremesas. Até o século XVIII, existiam duas sobremesas que reinavam nas confeitarias, uma era um doce de queijo branco e creme chantilly açucarado, outro doce era feito de ricota aromatizada ao vinho e rico em uvas passa.
Crumbles e flans são outros doces mundialmente conhecidos. Delicados, simples e muito criativos que tem em comum a maciez, a leveza e o colorido, e, acima de tudo MUITO sabor.
CRÈME BRÛLÉE
Serve 6 pessoas
Ingredientes
- 180 g de creme de leite fresco
- 80 ml de leite integral
- ½ fava de baunilha
- 50 g de açúcar refinado
- 3 gemas
Ingredientes – Para queimar
- 100 g de açúcar cristal
Modo de preparo
- Ferva o leite juntamente com o creme de leite fresco e as raspas da fava de baunilha.
- Assim que ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos.
- Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar.
- Jogue a mistura de leite por cima do creme de gemas e mexa bem.
DICA: Se você estiver com tempo e querendo aproveitar ao máximo todos os sabores dessa receita, guarde o creme na geladeira por 1 dia coberto com plástico filme em contato. Só então coloque nos ramequins para assar. Você vai ver como os sabores se acentuam ainda mais.
- Coloque em ramequins baixos (essa receita dá para 6 potes) e leve para assar em banho-maria a 150 oC por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja consistente. O seu creme estará pronto quanto você o balançar e ele estiver com uma consistência de gelatina, ou seja, firme, mas balançando.
- Leve para gelar por completo.
- Na hora de servir (e apenas na hora de servir, pois o açúcar deixa de ficar crocante rapidamente quando em contato com a umidade) jogue uma camada fina de açúcar por cima e com um maçarico queime até ver penas bolinhas de açúcar se formando. Para de queimar e espere por 3 minutos, só então queime por completo. Isso garante um açúcar queimado muito mais uniforme e crocante.
- Sirva com alguns morangos.
PS: O ideal do crème brûlée é você sentir a camada cremosa e gelada do creme com a mistura da fina camada crocante e quente de açúcar. Por isso ele deve ser servido assim que é queimado.
MOUSSE DE FRAMBOESA
Serve 4 pessoas
Ingredientes
- 400 g de framboesas frescas
- 2 claras de ovo
- 200 ml de creme de leite fresco
- 120 g de açúcar refinado
- 1 ramo de hortelã
Modo de preparo
- Higieniza e enxugue delicadamente as framboesas. Passe-as na peneira, reservando algumas para a decoração, e junte ao purê 90 g de açúcar refinado. Bata as claras em neve muito firme com uma pitada de sal e junte ao purê de framboesas, misturando de baixo para cima para manter a aeração. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e adicione também ao composto.
- Divida a mousse em taças e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
- Decore com as framboesas reservadas e as folhas de hortelã lavadas e secas.
PUDIM DE CHOCOLATE
Serve 10 pessoas
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1/4 de xícara de água
- 3 ovos
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 1 lata de creme de leite (ou o fresco)
Modo de preparo
- Junte o açúcar e a água em uma panelinha e leve para cozinhar em fogo baixo até que a mistura ganhe uma cor âmbar.
- Despeje a calda caramelizada por dentro de uma forma de pudim (a minha tem 20cm de diâmetro por 10cm de altura).
- No liquidificador, bata todos os ingredientes e quando a mistura estiver homogênea, despeje-a na forma.
DICA: para que o seu pudim fique lisinho e sem furinhos, peneire a mistura ao colocá-la na forma.
- Cubra a forma com papel alumínio e cozinhe o pudim em banho-maria por 2 horas em forno preaquecido a 180°C. Depois desse tempo, retire o papel alumínio e cozinhe por mais 30 minutos.
- Retire do forno e deixe esfriar fora da geladeira. Quando estiver frio, cubra a forma com plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.
- Na hora de servir, aqueça o fundo da forma na boca do fogão para que o caramelo derreta.
- Decore com frutas vermelhas.