Entenda melhor essa relação e sua importância para nosso corpo.
O cortisol é um hormônio diretamente ligado ao estresse, ele é produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima do rim. Se estamos estressados, seus níveis serão alterados e isso pode afetar muito a nossa saúde.
O cortisol ajuda a controlar esse estresse, reduzir inflamações, manter os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial, e contribui para o bom funcionamento do sistema imune.
Seus níveis variam durante o dia, sendo maior de manhã, ao acordar, de 5 a 23mcg/dl, e depois vai diminuindo ao longo do dia para 6 a 16mcg/dl. Isso se dá devido sua relação com a atividade diária e a serotonina, responsável pela sensação de prazer. Logo, pessoas que trabalham de noite, a relação é inversa.
SINAIS E SINTOMAS DO AUMENTO DE CORTISOL:
- Ganho de peso
- Diminuição de massa muscular
- Baixo crescimento
- Diminuição da testosterona
- Lapso de memória
- Dificuldade de aprendizagem
- Diminuição da libido
- Irregularidade menstrual
- Aumento da sede
- Aumento da frequência urinária
Tratamento
Caso ocorra o aumento do cortisol, pode-se usar medições para seu controle, que serão prescritas pelo endocrinologista. Em alguns casos, medidas como exercício físico regularmente, alimentação saudável, menos estresse, Souto de vitamina C e diminuição da cafeína podem ser muito úteis.
SINAIS E SINTOMAS DO CORTISOL BAIXO
- Fadiga
- Fraqueza
- Aumento na vontade de comer doces
- Depressão
*Na doença de Addison podemos encontrar o cortisol diminuído, essa doença tem como sintomas dor abdominal, fraqueza, emagrecimento, manchas na pele e vertigem, ou seja, tontura, principalmente ao levantar.
COMO DOSAR O CORTISOL
O exame pode ser realizado através de uma amostra sanguínea, de urina ou saliva. Usualmente realiza-se a amostra sanguínea.
Os valores do cortisol no sangue são:
- Manhã: 5 a 23 mcg/dl
- Final do dia: 3 a 16 mcg/dl
Lembrando também que os níveis de cortisol alterados nem sempre são indicativos de alguma doença, pois como citei acima o próprio estresse pode alterá-lo, entre outros fatores. Caso ocorra alterações em algum exame, procure um endocrinologista para avaliar, identificar a causa e iniciar o tratamento corretamente.
Uma vida saudável, com atividade física regular, e cuidados preventivos pode evitar vários problemas e levar à longevidade saudável.
Vamos nos cuidar e viver menos estressados!
Beijos, Flávia Caldeira