desmistificando o coronavírus em cães

CORONAVÍRUS EM CÃES: desmistificando o tema.

Recentemente, nas redes sociais, houve uma fake news a respeito de uma vacina contra o coronavírus para cães, e entre tantos questionamentos, um deles era:

Como já existe uma vacina para cães, e para humanos ainda não?

Então vamos entender essa questão do CORONAVÍRUS em cães!

Atualmente, nas diversas opções de marcas de vacinas para cães disponíveis no mercado, em sua composição há sim o coronavírus que, apesar de serem da mesma família, são de gêneros diferentes. Sendo “espécie específico”, ou seja, irá manifestar sinais clínicos apenas em cães.

Este gênero causa problemas gastrointestinais como vômitos, diarreia (principalmente em filhotes), desenvolvendo uma inflamação intestinal grave, podendo ocorrer infecção concomitante com o parvovírus canino ou outros agentes. Já em cães adultos a infecção pode não ser aparente.

A prevenção é através da vacinação e o tratamento será de acordo com os sinais clínicos que o animal manifestar junto a associações de antibióticos.

Já a COVID-19, acomete diferentes sistemas em nosso organismo, mas principalmente as vias respiratórias. Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para avaliar se a COVID-19 pode ser transmitida para os nossos animais de estimação, porém ainda não há nenhuma confirmação.

Por mais que haja muitas especulações de que é sim transmitido, ainda não há nenhum estudo comprovado.

Vale ressaltar que os cuidados com os nossos animais de estimação devem ser os mesmos seguidos para o controle de nós humanos, mantendo o animal longe da pessoas positivadas durante a fase de transmissão.

E seguimos esperançosos para que tudo em breve volte ao normal!

Até o próximo mês!

Leia também...

Deixe um comentário