Olá!
Hoje em dia é muito difícil encontrar uma pessoa que não sofre, ou já sofreu, com a dificuldade de controlar as emoções, especialmente, a ansiedade, não é mesmo?
Além do sofrimento que este desequilíbrio pode gerar, ele também é muito prejudicial para nossa saúde, por isso trouxe este assunto para a publicação de hoje com uma técnica muito importante de reaprendizagem respiratória.
Você já parou para pensar que as emoções são como canções interiores?
Algumas emoções tocam tão alto e vibram tão intensamente que chegam a extravasar, nos fazendo perder o compasso e tomar atitudes impensadas, aquelas, que costumamos nos arrepender depois, quando a canção parou de tocar.
Agora pensa comigo, se conseguirmos mudar o ritmo, a canção também mudará, não é mesmo?!
A boa notícia é que nós podemos administrar as emoções e a mente através do processo mais fundamental que existe na manutenção da vida: a respiração. Isso porque cada emoção possui um ritmo respiratório característico, como os exemplos da tabela abaixo:
É uma via de mão dupla, tanto podemos desencadear emoções negativas com respiração inadequada, como podemos nos acalmar e mudar estados internos apenas corrigindo a respiração.
Você sabia que a menor perturbação respiratória, a menor restrição aos movimentos respiratórios pode gerar imediatamente a ansiedade?!
Quando estamos nervosos ou ansiosos, enfurecidos ou estressados, repare: a respiração fica acelerada e curta, passamos a realizar uma respiração conhecida como torácica.
Este tipo de respiração, na verdade, é realizada por praticamente todas as pessoas no corriqueiro dia a dia e é a mais pobre e incompleta, onde entra menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações. É o estilo barriga para dentro e peito para fora. Desta forma usamos apenas a musculatura do tórax.
O resultado é acúmulo de ar pobre em oxigênio, tensão muscular e muita ansiedade.
Durante a respiração torácica, a parte inferior dos pulmões não é suficientemente oxigenada, podendo resultar em resfriados e até outras doenças mais graves.
Para entender a diferença entre a respiração torácica e diafragmática, podemos observar uma criança pequena. Quando dormindo, naquele sobe e desce de barriga está realizando a respiração diafragmática ou abdominal. Quando está chorando ou irritada realiza a respiração torácica.
A respiração diafragmática é a que vai nos ajudar a ter mais calma e, diminuir a reação de alarme. Esta reaprendizagem respiratória é um exercício simples que você pode praticar em qualquer lugar e diante de qualquer situação, momento de tensão ou pressão ou simplesmente quando precisar assumir o controle de suas emoções.
Reaprendizagem Respiratória: respiração diafragmática
Respiração Diafragmática ou Abdominal
Coloque uma mão sobre a barriga, logo acima do umbigo, e a outra sobre o peito para entender como a técnica funciona.
Inspire o ar bem lentamente, fazendo de sua barriga um balão em expansão. Segure por 2 ou 3 segundos e expire bem lentamente, deixando sair todo o ar.
Ao inspirar, a mão que está sobre a barriga deve subir e a mão que está no peito deve mexer-se muito pouco.
Respire com calma, de maneira regular e suave.
Mais uma vez:
Inspire o ar bem lentamente. Segure por 2 ou 3 segundos e expire, deixando sair todo o ar.
Agora que você entendeu, pode abaixar as mãos.
Repita por algumas vezes e inclua esta técnica nas diversas situações do seu dia a dia.
É óbvio que você precisa buscar ajuda profissional se está sofrendo com sintomas de ansiedade e stress e iniciar o quanto antes um tratamento. Nós recebemos no consultório de Acupuntura e Terapias muitas pessoas com quadros de ansiedade em diversos graus, algumas já com consequências patológicas, por isso é muito importante, além do tratamento, aprender a se controlar e realizar algumas mudanças de hábitos que podem estar dando origem ao problema.
Ainda que pareça complicado mudar o estilo de vida, é totalmente possível criarmos pausas oportunas na rotina para cuidarmos de nós mesmos, incluindo hábitos saudáveis, exercícios, contato com a natureza, mas esta conversa fica para outra publicação…
Clique no Play para assistir nosso vídeo e entender como funciona na prática:
Aproveite para se inscrever em nosso canal e acompanhar nossos vídeos: clique aqui.
Fique atento aos sinais e não esqueça: inclua a respiração abdominal na sua vida!
Aproveite para conhecer nosso Blog Acupuntura e Terapias e acompanhar nosso trabalho.
Espero que tenha gostado, e se gostou, aproveite para deixar um comentário e interagir comigo, eu vou adorar responder!
Um abraço e até a próxima!
Deise