Já pensaram nos contrastes que te agradam? Me atropelei? GenteeeeeEEEE deixa eu explicar direito:
Quando falamos de conceituação de interiores o senso comum é que para um belo ambiente, bem projetado por assim dizer, precisamos de contrastes. Podem ser de cores – que é o mais comum- mas pode ser de texturas também e o que mais me agrada, que é a mistura de um pouco dos dois contrastes.
O resultado de poucas cores e muitas texturas diferentes fica muito sofisticado e eu diria que acredito ser o mais complexo de se alcançar. Então se você é da turma do monocromático, exercitar o olho para escolher diferentes texturas é algo que seria interessante de ir treinando.
Hoje quero mostrar alguns exemplos destes contrastes, talvez seja algo que possa ser aplicado na sua casa, ou incluído num projeto novo caso esteja pensando nisso.
Nesta cozinha temos piso em madeira te tom médio, temos esquadrias pretas e paredes brancas.
Além disso, o mobiliário azul com a pedra branca também propicia essa diferença de tons que conferem um ambiente interessante.
Numa proposta ainda mais explícita de contrastes, este cantinho que parece ser de uma loja ou uma mostra de decoração, fica todo exibido com parede cinza, rodapés altos em branco, piso amadeirado num tom profundo e com bastante textura, uma poltrona rycah em veludo vermelho e uma mesa dourada, afinal, porque não? Um adendo: o pé da mesa é um abacaxi, que na simbologia é significa “seja bem-vindo”. Além disso, uma grande tela preta cria um “fundo” mais contrastante ainda para os móveis e cria uma intervenção sobre a parede cinza. Ou seja, a proposta é bastante contraste mesmo.
Nesse hall de entrada, com 50 tons de bege, iniciamos a viagem por ambientes mais monocromáticos. O tom que vai do bege até o marrom nas madeiras vai sendo construído com diferentes texturas distribuídas pelo piso, parede, vasos, peças de arte, tapete de sisal, tapete nylon, palhinha nas cadeiras, tampo da mesa, diferentes texturas nas almofadas, esquadria…
Neste outro cantinho de uma sala, bem em close, essa composição de três tecidos muito diferentes se destaca pela diferença de texturas das pedras da parede e do piso, também em pedra, mas num acabamento acetinado.
Assim como na moda, não acho que haja certo e errado, defendo que temos algumas diretrizes que facilitam você a chegar a um resultado específico.
Até logo!
Lelo