Conhecendo Curitiba – Parque Tingui e Memorial Ucraniano

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh os parques de Curitiba ???

Nada como fotos em um lindo parque em pleno domingo ceeeedo depois de ir dormir às 2 da manhã hahaha

Quando vim morar aqui fiquei boba com a quantidade de parques e praças… Confesso a vocês que vou pouco, mas acho sensacional saber que você pode passar o dia todo em um lugar lindo sem pagar nada por isso 😀

O primeiro parque do Conhecendo Curitiba que trago até vocês é o Parque TINGUI. Acreditem ou não, só fui conhecer esse parque lindo há um mês e agora já acho ele um dos meus lugares favoritos hehe

003

O parque Tingui fica às margens do Rio Barigui e tem, nada mais nada menos, que 380 mil m² de área ou seja, é enorrrrrrrrrme! Penseeem em um lugar que você pode passar o dia todo… Além de muiiiiita área verde, você encontra ciclovia, pista de cooper, churrasqueiras, canchas de futebol e vôlei, play-ground, sanitários e estacionamento…

cats

Inaugurado em 1994 o nome Tingui é uma homenagem aos Índios Tinguis que habitavam a cidade na época da colonização portuguesa.

011

Pensem em um parque lindoooo! Sabe aqueles parques que você fica com vontade de levar uma toalha de piquenique e passar o dia todo?! Então…

m4

No mesmo parque, também fica situado o Memorial Ucraniano.

005

Pensem em um lugar lindoooooooooooooooooooo! Muito amor e enxurrada de fotos ♥ hahaha

001

Inaugurado em 1995, ano em que foi comemorado o centenário da chegada dos imigrantes Ucranianos a Curitiba, o Memorial abriga uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo, um campanário, uma casa típica, palco ao ar livre e o portal.

M5

A Igreja de São Miguel Arcanjo é uma réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, no município de Mallet – PR, construída no final do século 19 e considerada uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil.

009Construída em madeira, em estilo arquitetônico bizantino, a réplica da igreja não tem função religiosa. No seu interior são expostos ícones religiosos, uma coleção de pêssankas (ovos pintados à mão) e artesanato ucraniano.

m2

Bem ao lado esquerdo da Igreja está localizado o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural.

008006

Já ao lado direito fica uma casa típica da arquitetura ucraniana em que funciona uma loja de souvenirs, onde são vendidos produtos artesanais.

007
Ahhhhhhhhhhhh não posso esquecer da Pêssanka gigante né? haha

012

Pêssankas são ovos inteiros e crus decorados à mão com motivos místicos e arte ucraniana. Tradicionalmente, as pêssankas são feitas na última semana da Quaresma e levadas à igreja no Domingo de Páscoa, para serem abençoadas e então serem presenteadas às pessoas amigas. 😀

Alow alowwwww ano que vem quero muitas pêssankas pra me sentir amiga ein hahaha

013

Genteeeee, tanto o Tingui quanto o Memorial são maravilhosos!! Uma visita que vale super a pena ir com calma, seja com a família, amor ou até mesmo sozinho (a) pra pensar na vida e se curtir… Os dois ficam abertos o tempo todo de segunda a segunda, porém caso queira visitar a exposição de Pêssankas e Loja de Souvenirs só conseguirá de 3ª feira a domingo das 10h às 18h.

010

Me arrependo de não ter ido conhecer antes e já que sou a louca que sempre tá disposta a levar todo mundo que vem pra Curitiba passear, me arrependo de não ter levado as pessoas que gosto lá antes… Ainda bem que surgiu #AEintheStreet pra me fazer sentir interesse por todos os lugares lindos e ainda há tempo, né?! Alowwww amigos e família que já levei passear, já podem voltar hahaha

O endereço é esse aqui ⇓

 E aí, gostaram do lugar? Colocou na sua lista de lugares que precisa conhecer?

Beijo, Fran.

Fotos – Valéria Cinti Fotografia | Look – M.Officer São José

Leia também...

Deixe um comentário