Como organizar closets e guarda-roupas

Ontem, a Marja, nossa Nutri do Time AE, demonstrou uma dúvida sobre como arrumar closet e guarda roupas que achei mega válida, afinal, muitas pessoas tem essa dúvida.

Você já analisou como muitas vezes nos vemos com o guarda roupas lotado de roupas e sempre reclamando que não temos roupas para usar? Isso pode acontecer por vários fatores que já citei AQUI, mas tbm pode estar associado à falta de organização do seu closet.

Hoje o que mais vemos na internet são dicas de como armazenar e dobrar e poucas sobre a questão da funcionalidade em si… A Maiara já fez um post sobre closets AQUI, então, neste post irei falar sobre reflexão, funcionalidade e consciência.

Costumo dizer que organizar closets é uma coisa muito pessoal, ou seja, o que dá certo para uma pessoa, pode não dar certo para outra, afinal, somos seres únicos com estilo de vida e costumes muito diferentes. A dica é: Faça uma reflexão a partir de tudo que irei escrever e veja o que melhor se adapta a você.

Antes de qualquer organização, você deve seguir alguns passos para tornar as coisas mais fáceis. Vamos conhecê-las?

  • Para começar, retire TUDO do guarda-roupas e separe-as em pilhas.
    • Pilha A – Aproveitar – Peças que estão em ótimo estado, que você usa, que servem
    • Pilha B – Bota Fora Peças que não servem ao mesmo para doação… rasgadas, mofadas, lingeries.
    • Pilha C – Conserto – Peças que precisam de ajuste ou customização.
    • Pilha D – Doação – Peças que você não usa há muito tempo e possam ajudar pessoas que não tem condição alguma de adquiri-las.

Esta, com certeza, é a fase mais difícil, afinal, a gente se apega a tantas coisas, né? Pra ajudar achei legal esse esqueminha abaixo.

192ce91054704891f3d1ae6fdda48b48

Por mais que “se livrar” de nossas roupas seja uma tarefa difícil, acreditem, se tiverem bastante consciência, irão perceber o quanto de roupa guardamos sem necessidade, quantas coisas compramos sem ter noção do nosso estilo, quanto dinheiro gastamos com roupas que não combinam com a gente e sim com as garotas do “look do dia”…

Mas vamos lá…

Terminando esse processo de experimentar, pensar, analisar, pensar no próximo, no bolso e em você, é hora de devolver todas as roupas ao guarda-roupas…

CLARO que antes disso, você irá limpá-lo e pensar na melhor maneira de organizar as coisas… Como já falei acima, hoje vou falar apenas sobre as maneiras de organizar e não como, ok?!

Uma coisa muito bacana e divertida para se fazer é catalogar suas peças antes de devolve-la ao closet

Caso você tenha interesse, tenho uma tabelinha que fiz no Excel que pode ajudar a catalogar as peças… é só me enviar email no contato@arquitetandoestilos.com que divido com vocês 😀

Existem 4 maneiras que julgo ser as melhores para se organizar closets! A melhor vai depender de cada pessoa…

1 – Separar as roupas por cor e categoria

closet-organizado2

Caso você tenha um tamanho bacana de closet ou guarda-roupas, fica bem prático separar as roupas por eventos, categorias e cores.

ex. Roupas para o trabalho – Roupas para academia – Roupas para balada etc..

2 – Separar somente por cores

rainbow_clothes

Neste caso você pode deixar tudo junto e misturado e separar somente pelas cores, o que acho bem complicado já que automaticamente as pessoas acabam separando as roupas por categorias, né?!

3 – Separar por categorias

closet

Acredito que esta seja a maneira mais usada, mas, pra mim, prefiro dividido por cores também para ajudar ficar mais bonitinho hehehe

4 – Capsule Wardrobe

casual-capsule-wardrobe-over-40-jeans-denim-640x550Acho essa técnica sensacional e com certeza o assunto é bem complexo e renderá outro post bem explicadinho caso vocês queiram saber mais 😀

A Capsule Wardrobe nada mais é do que grupos de 8 a 12 peças de roupas, todas coordenadas entre si formando looks diferentes, criadas de acordo com o estilo de vida das pessoas.

capsuleGeralmente, um grupo bem elaborado conseguirá formar 30 ou mais combinações.

Por mais bacana que seja está técnica, você não precisa ser a louca das cápsulas e sair aplicando o método em tooodo o guarda-roupas e sim criar pequenas cápsulas nas partes em que mais costuma transitar. Por exemplo… Grupo para trabalho, grupo academia e assim por diante.

Logo depois que fiz o curso de Consultoria, decidi fazer um “limpa” no meu guarda roupas e hoje ele é suuuuper enxuto. Como conheço meu estilo que é o casual, sei o que me faz feliz e saio pouco, tenho apenas o necessário para meu estilo de vida.. Não vejo pq ter milhares de roupas se não as usar.

Confesso que meu guarda-roupas não é o mais organizado e ideal de acordo com algumas regras, porém está dentro da minha realidade e atende totalmente minhas necessidades. É claro que no meu mundo ideal, meu guarda-roupas seria maior, com muitas gavetas… AMO gavetas haha mas hoje me viro de uma forma muito tranquila e sei que muitas pessoas devem ficar pensando como ele é haha então resolvi abri-lo pra matar curiosidade de muitos kkkkk

organizar Closets FranAhhhhh não mostrei as 2 únicas gavetas que tenho por se tratar de uma com lingeries e outra mega desorganizada no momento kkkkk

A principal questão é: Não existem regras! Você DEVE organizar o seu guarda-roupas ou closet de acordo com sua necessidade, seu estilo de vida, sua vontade.

O assunto organização de closet é bem complexo e rende mais de um post, mas acredito que o básico seja isso que coloquei… Caso vocês achem bacana, posso trazer mais informações sobre a cápsula e dicas bacanas para organizar.

Espero ter ajudado um pouquinho…

Super beijo, Fran.

Leia também...

1 comentário

Marja Antonello
Marja Antonello 10 de novembro de 2015 - 05:19

Pra melhorar só precisava contrabandear você de Curitiba pra me ajudar a fazer as arrumações! hahaha <3

Responder

Deixe um comentário