Abri um vinho e não consumi a garrafa toda. Como guardá-lo?
Essa sem dúvida é uma das perguntas que mais recebo em aulas e nas redes sociais e realmente é algo que nos preocupa, já que não queremos perder nosso rico dinheirinho investido nos vinhos, não é?
O que devemos saber antes de qualquer coisa:
- Após aberto, o vinho deve ir para a geladeira.
- Os vinhos tem durabilidade diferente após abertos. Não existem números exatos, depende do vinho em si, mas, em geral, os mais encorpados duram um pouquinho mais.
- Esse prazo de durabilidade pode ser enorme, mas depois de alguns dias, o vinho perde suas características organolépticas iniciais. Assim, após uns dias não significa que o vinho pode mais ser consumido, mas sim, que não terá mais as mesmas características.
- Após aberta, o líquido sobre um efeito oxidativo e ai está a chave da perda dessas características, por isso evitar isso é a grande chave da questão.
Vamos a algumas alternativas:
Bombas a vácuo: O Vacu Vin é um equipamento que retira parte do oxigênio de dentro da garrafa, diminuindo essa ação e facilitando essa guarda. Não inibe o processo mas o desacelera e isso aumenta um pouco a característica dos vinhos. A preservação, mais uma vez, depende das características de cada vinho.Mudar o recipiente: Para diminuir a quantidade de ar dentro da garrafa, você pode transferir o vinho que sobrou pra uma garrafinha menor. Explico: quando comprar uma garrafa menor – 375 ou 187,5 ml com tampa de rosca – ao terminar seu vinho lave-a e guarde para usar como esse recipiente menor de guarda. Funciona super bem no tempo de condição de cada vinho.
Wine Saver para Espumantes: Espumantes perdem o gás carbônico armazenado muito rápido, mas de um dia para o outro é possível preservá-lo utilizando uma tampa própria que “abraça” o gargalo e impede que o gás a expulse.
Coravin: Por fim o equipamento que é meu atual xodó! Ele não abre a garrafa, mas retira o líquido injetando um gás inerte e preservando o vinho. Perfeito para provar apenas uma dose e deixar a garrafa guardadinha prauma próxima oportunidade.
Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente!
Ah! e eu tenho uma parceria com a Coravin e meus leitores, seguidores e alunos tem desconto na compra, é só me procurar e coloco vocês em contato.
Até a próxima coluna, Keli Bergamo