Como funciona a demissão no Canadá?

Olá pessoal!!

Meu último post em solo canadense 🙁  e nessa fase final em que tudo tem que ficar certinho para a volta, veio o tema de hoje: demissão.

Bom, como eu já escrevi neste post, eu trabalhava na Zara. Saí de lá na sexta-feira, mas para isso o que eu tive que fazer?

Aqui no Canadá o que chamamos de aviso prévio é mais uma questão de educação. Na Zara já observei diversos casos… Pessoas que se estresseram e simplesmente falaram “me demito”, outras ligaram dizendo que não iriam mais e outras que fizeram a carta de aviso prévio.

Como já expliquei uma vez no post que coloquei o link acima, a Zara existe uma fase de aprovação, que se chama probation, á partir disso você recebe o uniforme e realmente entra pro time, digamos assim. Eu estava trabalhando á 9 meses, então por consideração a todos, eu decidi escrever a carta.

A carta de demissão, resignation letter, nada mais é que você explicando o motivo da sua saída e dizendo até quando você poderá trabalhar, no caso eles pedem duas semanas, sendo esse o prazo do aviso prévio. Na carta você pode pedir para eles te “liberarem” nessas duas semanas, em outras palavras, que te liguem somente se realmente precisarem, mas isso vai da empresa/loja aceitar ou não. É bem simples, não precisa encher linguiça  😆

Um exemplo desse tipo de carta para vocês:

resignationlettersample

E um conselho de amiga? Muitas pessoas quando vêm de fora com prazo de volta, começam a trabalhar e querem se demitir pensam que por nunca mais encontrar as pessoas daquele trabalho, não ligam e simplesmente não escrevem a carta e desaparecem. EU não acho certo, existe toda uma agenda a ser cumprida e um time que conta com você, independente do lugar ser bom ou ruim, e é sempre bom manter as portas de um lugar aberta, certo? Nunca sabemos quando vamos precisar. 😉

É isso aí!

Dúvidas estou á disposição.

XoXo,

Lola.

Leia também...

Deixe um comentário