Como fazer uma mala inteligente

Alow, alowwww, fim de ano chegou! E com ele nossas sonhadas férias, recessos, feriados e VIAGENSSS! Nem que seja as viagens ali do ladinho, não há quem não pense e planeje as temíveis malas, não é mesmo? Sendo assim, nosso papo de hoje é sobre mala inteligente!

arrumando-a-mala-unicornio

Mas afinal, o que é uma mala inteligente?

Para simplificar, mala inteligente é aquela que você usa tudo que coloca nela, ou seja, já não tá com nada encher a mala de coisas que você acha que vai usar, ou com aquela desculpa do vai que eu uso.

Poxa, pense nas malas que fez até hoje e analise quantas roupas levou em viagem e não usou… Garanto a vocês que muitas pessoas não usam nem metade do que levam e, acreditem em mim, mala cheiona de coisas, além de gerar excesso de bagagens em viagens aéreas, gera muita indecisão na hora de usar e, quando você se planeja, usa a criatividade e se livra de um “pesão”, ahhh, sem contar, é claro,

Pois então, hoje irei dar dicas para simplificar e te ajudar a fazer uma mala com coisas que você realmente precise, e não malas abarrotadassss de roupas que só fazem volume, ok?!

  • Primeiramente, seja coerente e eficiente e planeje sua mala com antecedência.

    • Quantos dias vai ficar?
    • Qual a agenda de eventos?
    • Qual a previsão do tempo no local?

Dica 1: Dê uma olhadinha nas # no instagram e veja o que as pessoas falam, o que vestem, onde vão…

Dica 2: Faça um checklist de tudo que é imprescindível, LEIA-SE, IMPRESCINDÍVEL e separe-as primeiro.

Outra dica bacana é escolher apenas 4 grupos de cores para todas as peças (3 neutras e uma colorida). Isso facilita na hora de montar os looks, pois elas combinam entre si. De acordo com as mega experts em malas inteligentes Cris e Fê da Oficina de Estilo, quem é mais clássica pode optar por três cores neutras e uma cor colorida, por exemplo cinza + bege + marinho + lilás. E quem é mais informal ou mais criativa pode escolher duas cores neutras e duas cores coloridas, por exemplo cinza + marinho + lilás + vermelho.”

  • Versatilidade é TUDO em uma viagem!

As peças escolhidas devem coordenar entre si não só em cores, mas em peças também. As peças que você escolher devem servir para várias situações e coordenar entre si, ou seja, tudo deve combinar com tudo e dependendo da produção, você vai do passeio de dia à balada!

malas inteligentes

Para ajudar, existem formulazinhas mágicas que podem te salvar na hora da “arrumação”.

Abaixo, trago uma formula mágica da Oficina de Estilo, juntamente com ilustrações feitas por mim no Polyvore, com peças que eu levaria para viagens de verão…

MALA PARA VIAGEM CURTA
fim de semana ou feriado

  • 3 partes de baixo (calça, saia, bermuda/short, vestido)
  • 6 partes de cima
  • 2 pares de sapato diferentes um do outro
  • 2 bolsas

Viagem Curta

MALA PRA VIAGEM MÉDIA
uma semana – dez dias

  • 6 partes de baixo
  • 12 partes de cima
  • 3 pares de sapato diferentes uns dos outros
  • 3 bolsas (aqui pode ser incluída uma pequenina para noite, por exemplo)

Para essas malas, a dica é coordenar pelo menos dois looks diferentes para cada parte de baixo que vai na mala.

Malas inteligentes - Viagem Média

MALA PRA VIAGEM LONGA
15 dias ou mais

  • 10 partes de baixo
  • 10 partes de cima
  • 5 pares de sapatos
  • 3 bolsas

Viagem Longa

Para as malas maiores considere a possibilidade de usar a lavanderia do hotel para usar mais de uma vez as partes de cima que leva. E especialmente pra essa fórmula, se apegue à direção do grupo coeso de quatro cores apenas, pra garantir que todas as partes de cima rendam looks com todas as partes de baixo!

Outras dicas para fazer uma mala inteligente linda de se ver…

malas inteligentes

»» Abuse dos acessórios!!

Já falei aqui e repito, acessórios como colares, anéis, lenços e brincos tem o poder de mudar a produção inteira, aposte!

»» Na hora de arrumar a mala, tente colocar sapatos e objetos mais pesados embaixo, junto com lingerie e meias.

Uma dica bacana é colocar acessórios como relógios, brincos, anéis e cintos dentro de sapatos e depois colocá-los em saquinhos de tecido ou até mesmo dentro das velhas e boas sacolinhas e toucas de banho.

»» Por último na mala

Camisas, calças e jaquetas podem ser colocadas por último na mala. Blazers e casacos podem ser dobrados pelo avesso para que não amassem tanto.

»» Leve na nécessaire o necessário.

Gente, por favor! Paleta de sombras com 120 cores? 15 batons? 3 tipos de shampoo? Não esqueçam que em uma viagem saímos da rotina e podemos quebrar algumas regras. Não precisamos levar TUDO.

»» Leve um casaco

Independente do meio de locomoção da viagem, leve sempre um casaco (de carro sofro com o ar condicionado, pois o maridão é calorento haha) e use o calçado mais pesado da mala, assim eles ocuparão menos espaço.

»» Leve um lookinho arrumadinho

Em qualquer viagem é sempre bom levar um lookzinho mais arrumadinho, afinal, a gente nunca sabe as oportunidades que podem surgir, né?

»» Para as baladeiras de plantão

Se você for baladeira e vai participar de vários eventos, planeje os looks com cuidado e antecedência, sem esquecer que eles tbm podem ser coordenados entre si.

»» GENTE, pelo amor! Pense muito nos lugares que você vai e tenha bom senso!

Se você vai para a praia e mal sai para baladas, pq é que você vai levar dois, três pares de salto 15? Se vai para praia e vai ficar maior parte do tempo de biquíni e saída de praia, não faz sentido algum levar uma mala com seu guarda-roupa inteiro.

»» Para finalizar

Leve em sua mala somente o que você realmente AMA e sabe que vai usar. Viagem não é hora de testar e experimentar aquela roupa e calçado que você nunca usou, ou seja, é hora sim de usar bom senso e o que já tá testado e aprovado e já funciona, assim você não estressa, não é mesmo?!

»» Mega dica

Ahhhhhh e uma mega dica que pra mim tem dado super certo, para evitar que vestidos, saias e calças amassem o truque é colocá-las esticadas até fora da mala e colocar algumas camadas de camisetas, shorts, etc. por cima e depois dobrar a “sobra” das peças sobre esse volume. Entendeu? Haha Além de não amarrotar ainda te rende um espacinho bem legal.

como-arrumar-mala inteligente

Sei que arrumar malas é sempre um suplício, não é mesmo? Mala Inteligente, então nem se fala!

No entanto, com bom senso e organização as coisas sempre darão certo! Diminuir a ansiedade e ter consciência da vida que se leva e levará nas férias já é um ótimo começo… Se você sabe que vai ficar a maior parte do tempo sossegadinha e sem baladas, pq exagerar e levar coisas que mal usa quando tá em casa? Garanto que se tentar uma vez, você acostumará e ficará aliviada e com tempo pegará mais e mais o jeito…

Caso o seu destino seja em lugar muito frio, como por exemplo na Europa, aqui tem dicas bem legais da Luana

Use essas dicas, faça sucesso com suas malas e tenha bom descanso 😀

Super beijo, Fran.

Leia também...

Deixe um comentário