Como escolher legumes.

No meu último post eu trouxe dicas de como escolher frutas e muitos pediram dicas sobre como escolher legumes, então hoje o post é dedicado a eles.

Se você fica em dúvida sobre como escolher o melhor legume a escolher, lê esse post e tenho certeza de que suas escolhas serão acertadas.

Abóbora: Escolha sempre as que de casca firme e lisa. Se cortada, deve ter coloração variando entre amarelo e laranja.

Abobrinha: deve ter a casca firme, cor verde-brilhante ou amarelada (conforme o tipo), sem rachaduras ou picadas de insetos. As novas e pequenas, contém menos água.

Alho: Escolha os firmes, com casca preservada e sem sinais de mofo, não deve apresentar amassados ou machucados.

Berinjela: A casca deve ser lisa íntegra e brilhante, sem danos aparentes. Escolha as que possuem cor uniforme e prefira as de tamanho médio.

Beterraba: As de tamanho médio normalmente possuem sabor menos terroso, então opte por elas. Escolha as  com folhas tenras e viçosas, pois se murchas é um sinal de que não estão frescas.

Cebola: Analise as extremidades: devem ser firmes e sem amassados ou machucados. A casca deve estar bem preservada.

Cenoura: Normalmente elas vêm sem folhas, então verifique se não há mofo na área de corte. Elas devem ser rígidas e com a cor bem viva. Se estiver murcha é sinal que já não é fresca.

Couve-flor: As flores devem estar bem fechadas e sem manchas, as folhas e ramos bem verdes.

Batatas: A casca deve ser íntegra, sem pontos marrons ou verdes, pois são indicadores de que já são é fresca. Devem ser firmes, sem pontos murchos.

Pepino: Observar o aspecto da casca, se está lisa e bem verde. Devem ser firmes e sem buraquinhos.

Pimentão: deve apresentar casca firme e brilhante; os menores provavelmente apresentam menor concentração de agrotóxicos.

Escolher legumes acaba virando uma terapia. sem falar que é uma delícia chegar em casa e colorir a geladeira de alimentos frescos e saudáveis, não é mesmo!?

Eu amo fazer feira e espero que tenha sido útil ao menos uma dessas dicas. hehe.

 

Beijinhos

Leia também...

Deixe um comentário