Como Diminuir a Vontade de Comer Doce

Ah o doce…Só quem é do time das formigas sabe o prazer que é saborear sua guloseima preferida. Sou dessas também, quem me conhece sabe o quanto eu amo chocolate (aquele 0% de cacau mesmo, hahaha).

Nossas preferencias alimentares começam a ser formadas muito cedo, quando estamos na barriga de nossas mães e não temos nenhum controle sobre isso. Na infância acontece a formação dos nossos hábitos alimentares, além de toda a conotação sentimental que damos a certos alimentos, e novamente, são coisas que não temos muito controle.

E agora, o que podemos fazer?

Podemos, e devemos, reeducar nosso paladar para ficar satisfeito com uma quantidade menor de açúcar. Alguém aí já ficou um tempo sem tomar refrigerante e quando voltou a tomar achou doce demais? É mais ou menos isso.

Inclua alimentos azedos e amargos na sua alimentação, como limão, café, vinagre, rúcula, chás e chocolate com mais de 70% de cacau. Esses sabores ajudam a “limpar” as suas papilas gustativas e melhorar nossa percepção do sabor doce. A cada 10 dias mais ou menos nossas papilas são renovadas, então tente ficar pelo menos de 1 semana sem adoçar o café ou chá e estimulando esses sabores.

Não vai ser gostoso e nem confortável no início, mas depois você vai ver como seu paladar vai mudar a referência de doce e você vai ficar mais sensível a pequenas “doses”. Caso você volte a comer sua guloseima como antes, seu paladar vai se readaptar. Você não deixa de gostar de doce mas consegue diminuir aquela vontade louca e controlar seu novo hábito.

Outra  dica importante é acrescentar proteína e fibras na alimentação (carne, ovos, feijão, legumes e verduras). Esses alimentos ajudam a controlar a glicemia (a velocidade de absorção dos carboidratos), sendo que picos de glicemia estão relacionados com mais vontade de comer doce.

Relaxe: Um hormônio chamado cortisol é produzido em maior quantidade em situações de estresse e ansiedade, o que pode dar mais vontade de comer doce. Aprender a gerenciar o estresse é primordial.

Se exercite! As endorfinas liberadas durante a atividade física aumentam a sensação de bem estar e como consequência você não vai precisar do doce para isso.

Tente melhorar a qualidade do seu sono. Noites mal dormidas desregulam o hormônios de fome e saciedade fazendo com que a gente sinta mais fome durante o dia. Se você gosta mais de doce, vai procurar mais por guloseimas nesses dias.

E por último, se permita. Restrição exagerada pode levar a compulsão. Somos muito mais que toda essa parte fisiológica de papilas gustativas e hormônios. Somos seres emocionais e precisamos de equilíbrio.

Teste algumas dicas e veja o que funciona para você.

Existem também algumas suplementações que podem ajudar a diminuir a vontade de comer doce, mas para serem usadas primeiro deve ser feita uma investigação de deficiências nutricionais no organismo e também a avaliação do que te leve a procurar os doces com tanta frequência.

Espero ter ajudado a todos os formigões de plantão!  😉

Leia também...

Deixe um comentário