Como calcular quantidade de comida por pessoa

Aposto que muita gente vai se identificar com isso:

Morei com meus pais durante 30 anos. Lá eu sabia as porções exatas de comida que deveriam ser feitas, sempre teve muita gente ao redor da mesa nas refeições, além de nós quatro (eu, meus pais e irmão), sempre tinha algum amigo incrementando a trupe.

Mas eu – finalmente –  sai de casa para dividir um novo espaço com apenas mais uma pessoa e aí começou a saga das comidas  em quantidade que ora sobrava, ora faltava.

Teve vezes que sobrou tanto que a impressão que dava era que a comida tinha ficado ruim, outras que dava pra “lamber os pratos” e notoriamente alguém saía com fome da mesa.

Aí corria para a internet buscando a quantidade ideal de porção por pessoa e a maioria das informações que encontrava eram em peso.

Tantos gramas de arroz, tantos gramas de carne, ou ainda em xícaras, colheres!!  Poxa, não há um tamanho padrão de xícaras e colheres, eu mesma tenho xícaras de vários tamanhos. E ficar regulando a balança.. haja tempo e paciência.

Foi aí que aprendi a “usar as mãos” para medir as porções e não errar mais.

Listei os melhores jeitos de medir a quantidade de comida de uma maneira bem prática e eficaz(mas vou mencionar as quantidades em peso de igual forma hahaha):

Obs: é importante ressaltar que se tratam de medidas “medianas” e raramente você errará utilizando-as, mas com o tempo e a convivência você saberá quem come mais ou menos.

arroz

Arroz – 50 g por pessoa (cru) –  A medida suficiente para o arroz quando for servido como acompanhamento, é uma mão fechada cheia. Se for servido como prato principal, basta dobrar a medida.

feijão

Feijão  –  Se for servido como acompanhamento, um punhado pequeno basta. Mas se ele for a base do prato principal, uma xícara, que equivale mais ou menos a dois generosos punhados.

macarrao

Macarrão – 150 a 200 g por pessoa

Se o macarrão for do tipo penne, gravatinha ou parafuso você pode usar um punhado bem generoso por pessoa, ou então, coloca-lo (cru mesmo) sobre o prato, assim poderá visualizar a exata quantidade que representará o alimento depois de cozido.

Se o macarrão for espaguete ou linguine, use como medida uma tampa de garrafa pet, colocando o macarrão em pé dentro da tampa até preencher todo o espaço.

carne

Carne e peixes – 200 g por pessoa

Embora a porção mais sugerida seja de 200g por pessoa, o tamanho ideal de uma porção de carne vermelha para consumo diário é um pouco menor:

O tamanho da palma da sua mão (excluindo os dedos), dá uma peça de mais ou menos 100g, então, se você gosta muito de carne, dobre a porção.

Carne Moída – Desculpe, aqui é inevitável a utilização de xícara como medida..haha – ¾ de xícara são suficientes.

Peixe – Peixes como o bacalhau possuem baixos níveis de gordura e poucas calorias, permitindo que a porção possa abranger a mão por completo (incluindo os dedos).

batata

Batata – Essa merece uma atenção particular porque seu tamanho varia à beça.

O ideal é usar uma unidade equivalente ao tamanho de uma mão fechada.

legumes

Vegetais – A ingestão de vegetais recomendada é cerca de 80g diários.

Como há também grande variação no que se refere ao peso, o ideal é o consumo de uma porção do tamanho do seu punho.

verduras

Verduras- Encha as mãos – sim, as duas. Essa medida pode ser adotada para qualquer tipo de folhas.

Espero ter facilitado sua vida na cozinha.

😉

 

Leitura recomendada:

https://arquitetandoestilos.com/quantidade-de-comida-por-pessoa-como-calcular/

Leia também...

1 comentário

Avatar
Rodrigo 24 de junho de 2019 - 15:05

Muito obrigado por isto!

Responder

Deixe um comentário