Comida de São João, pensa num trem bão!

Com muitas preparações a base de milho, a grande estrela do arraial culinário, e com a velha confusão de nomes Brasil a fora: Curau que é canjica, canjica que é munguzá, pamonha doce, pamonha salgada, curau, e por aí vai.

Cheio de tradições e muitas cores o São João é sem dúvida uma das festas mais aguardadas do Nordeste, ficando atrás somente do carnaval. Tem lugar que a festa dura o mês de junho inteiro, animação garantida pra ninguém botar defeito, esse ano um pouco diferente, mas pelo menos dá para aproveitar as iguarias do período.

As mais famosas de São João:

Mungunzá ou Canjica: Feita de grãos de milho-branco ou amarelo que são comercializados com o nome de canjica ou canjica-amarela, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca e cravo-da-índia.

receitas de São João

Canjica ou Curau: É uma iguaria típica da culinária nordestina. Doce, pastosa e de origem africana, tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca.

E aí, já deu aquela confusão na cabeça? Mesmo nome, preparações totalmente diferentes.receitas de São João

Pamonha: Comum nos estados do Nordeste e ainda em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Os ingredientes básicos são: o milho verde, leite ou leite de coco, sal ou açúcar, manteiga e erva-doce e cozidas dentro da palha do milho.

A briga aqui é entre a versão doce e salgada, no Centro-Oeste brasileiro, há a pamonha salgada, chamada pamonha de sal, com recheio de carnes ou embutidos como linguiças, e a pamonha de doce, que leva queijo tipo minas como recheio. No Nordeste brasileiro, a pamonha é preparada com leite de coco.

receitas de São João

E não para por aí, bolo de milho, pé de moleque, paçoca, bolo de rolo, milho cozido, milho assado, bolo de macaxeira (mandioca/aipim), cocada e muito mais, que compõem aquela mesa de encher os olhos.

Hoje para mudar um pouco, trouxe uma receita de pudim de milho, para entrar no clima e surpreender a família.

Pudim de milho

Com muitas preparações a base de milho, a grande estrela do arraial culinário, e… Receitas Comida de São João, pensa num trem bão! European Imprimir
Porções: 12
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams fat
Classificação 4.5/5
( 2 Votos )

INGREDIENTES:

  • 8 espigas de milho
  • 3 xícaras de leite integral
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 Colher de sopa de manteiga
  • Canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO:

  1. Usando uma faca, corte os grãos de milho das espigas. Misture os grãos de milho com uma xícara de leite no liquidificador até obter uma pasta (cerca de 3 minutos). Passe a mistura de milho por uma peneira, pressionando os sólidos com uma espátula, para remover toda a polpa.
  2. Coloque a polpa de milho em uma panela média e misture o restante do leite, o açúcar e a manteiga. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar (cerca de 10 minutos). O amido do milho vai fazer com que o creme fique firme, sem necessidade de adicionar outro espessante.
  3. Transfira para copos de sobremesa ou ramekins e polvilhe com uma pequena quantidade de canela em pó. Leve à geladeira por 3 horas, até esfriar e endurecer.

*Dica: Transforme em um brûlée de milho, coloque açúcar cristal em cima do pudim gelado e caramelize com um maçarico ou as costas de uma colher bem quente.

receitas de São João

 

Leia também...

Deixe um comentário