Depois de criar a sua árvore genealógica, falar com a família, ir até a Itália e juntar todos os documentos chegamos ao ponto de – Como entrar na Fila da Cidadania Italiana?
Jurisdições
Inicialmente, no Brasil para solicitar a cidadania Italiana é necessário ir até o consulado responsável pelo estado de residência do requerente. Hoje no país existem 6 consulados italianos, sendo eles:
Belo Horizonte-MG
São Paulo-SP
Curitiba-PR
Porto Alegre-RS
Rio de Janeiro-RJ
Recife-PE.
Para saber as jurisdições de cada consulado, clique aqui. Posteriormente à escolha do consulado, deve ser feito a apresentação do pedido de agendamento. Ou seja, é necessário preencher um formulário do pedido de agendamento que deve ser enviado por correios ao consulado escolhido. Assim, os interessados serão inseridos na lista de espera para solicitação de agendamento, e logo após (ao longo do ano base), passarão para a lista de convocação.
Filas
E como se não bastasse tuuuudo o que fizemos ainda têm as filas…
Atualmente, o consulado com menos fila é o do Rio De Janeiro. Porém, informam que o agendamento online está de “difícil acesso”. Bem como o Consulado de São Paulo tem filas que podem durar de 6 à 12 anos. Dica: de acordo com a lei italiana, o prazo máximo para obter a cidadania é de 730 dias, ou seja, máximo de 2 anos. Daí os Consulados que descumprirem a lei podem ser alvos da diffida.
Em outras palavras, a diffida é uma notificação extrajudicial brasileira para dar ciência ao Consulado de que ele está descumprindo a lei Italiana. O Consulado tem até 30 dias para responder a notificação de duas maneiras:
- Convocando o requerente para apresentar os documentos
- Apresentando uma resposta formal ao não atendimento, o que pode gerar, inclusive, uma penalidade perante o Tribunal Italiano.
Dessa forma, pode-se notar o porquê a opção de viajar até a Europa para a tirar a cidadania (para saber mais clique aqui), não fica tão incoerente, né? Infelizmente a espera para a retirada da cidadania ainda continua demorada aqui no Brasil. Ademais, existem alguns abaixo-assinados para tentar extinguir as filas. O importante é: se você fez todos os passos e descobriu que tem direito à cidadania, comece o quanto antes. Por fim, analise o melhor método que cabe à você, no Brasil ou na Itália, vai dritto (siga em frente) e, boa sorte!
Paola.