Em época de páscoa não poderíamos deixar de falar sobre ele, o chocolate!

Todos nós já sabemos que os “super poderes” do chocolate vem de uma frutinha chamada cacau, que é rica em antioxidantes e outras substâncias que trazem vários efeitos positivos para o nosso organismo.

cacau

No sistema nervoso, o cacau tem o poder de melhorar o humor e a TPM; controlar o apetite e diminuir a ansiedade. Na pele, ele age protegendo contra os efeitos do sol, combatendo os radicais livres, além de prevenir o aparecimento de rugas e o câncer de pele. E ele também faz bem para o coração, pois possui compostos que melhoram a circulação, prevenindo a hipertensão, a formação de coágulos e diminuindo o colesterol ruim.

O problema é que hoje em dia o que menos encontramos nos chocolates é seu ingrediente principal: o cacau. Grande parte deles é composto principalmente por açúcar e gordura, dois grandes inimigos da saúde e da estética. Por isso a solução é optar pelos chocolates com maior percentual de cacau em sua composição: 55%, 60%, 70% ou até mais! Quanto maior for a sua concentração no chocolate, mais benefícios ele trará para nossa saúde.

cacau-chocolate

O chocolate com mais cacau, também é conhecido como amargo ou meio amargo. E não torça o nariz para o seu sabor. Sempre costumo dizer para os meus pacientes que o paladar é adaptável. O sal, a gordura e o açúcar “viciam” o paladar fazendo com que você se acostume com aqueles sabores mais intensos e com o tempo, você acaba procurando produtos com o sabor mais acentuado ainda, ou seja, com mais sal, gordura ou açúcar. A nossa sorte é que é possível fazer o processo inverso e mudar o nosso paladar “viciado”, apreciando alimentos mais saudáveis e de sabor natural.

chocolate-cacau

Agora vou passar pra vocês algumas dicas para não exagerar nos chocolates na páscoa e nem no seu dia a dia:

😛 A quantidade de chocolate recomendada por dia é de 30 g, o equivalente a 3 quadradinhos de uma barra.

😉 Prefira consumir o chocolate como sobremesa de refeições como café da manhã ou almoço. Além de de você comer menos por já estar saciado, as fibras presentes nestas refeições farão com que você o absorva mais lentamente.

😀 Deixe o chocolate derreter em sua boca, apreciando melhor seu sabor! Isso faz com que você diminua a quantidade de chocolate ingerido. Você pode deixá-lo na geladeira, assim ele vai demorar mais pra derreter na sua boca.

chocolate

🙂 E o diet? Esse tipo de chocolate costuma ter mais gordura para compensar a redução de açúcar em sua composição. Cuidado na hora da compra, observe a composição.

🙁 Sobre o chocolate branco: Na verdade ele nem chocolate é! Ele é composto principalmente de açúcar e gordura e não traz nenhum benefício para a saúde. Deve ser consumido com moderação.

😛 Para os intolerantes a lactose, ou pessoas que tem algum tipo de sensibilidade ao leite e seus derivados, o chocolate de soja é uma boa opção. Lembrando que existem as versões com mais cacau para esse tipo de chocolate também.

😉 Ganhou muitos ovos? Vá com calma! Não deixe todo esse chocolate a vista! Se possível separe poções de 30 g para consumir durante os dias. E quem sabe você pode até fazer uma boa ação doando o chocolate em excesso para aquelas pessoas que não receberam nenhum presente de páscoa.

criança-comendo-chocolate

Nem tudo é doce quando o assunto é chocolate! Ficam aqui alguns cuidados importantes sobre o seu consumo:

«» O chocolate, assim como o vinho e queijos envelhecidos, possui substancias vasodilatadoras que podem causar dor de cabeça ou enxaqueca.

«» Se você tem pré disposição para desenvolver pedras nos rins ou qualquer outro órgão do trato urinário modere no consumo de chocolate. O oxalato presente em sua composição aumenta essa possibilidade.

«» As pessoas que tem episódios de herpes recorrentes devem ter cuidado com o consumo excessivo de chocolate, principalmente quando estão com a imunidade baixa. O chocolate contém arginina que pode aumentar a multiplicação do vírus.

compulsão-chocolate-tpm

E para encerrar, caso você tenha intolerância ou sensibilidade a algum componente da fórmula dos chocolates, como glúten, lactose, corantes, etc., e não quer abrir mão dos benefícios do cacau, você ainda tem a opção de utilizar o cacau em pó polvilhado em frutas, sucos, iogurtes ou como ingrediente de suas preparações!

Uma Páscoa Meio Amarga mas completamente deliciosa para todos! 😀

Leia também...

Deixe um comentário