Olá pessoal! Hoje vou falar sobre a chia, uma sementinha pequena, mas poderosa! Gosto muito de incluir ela no plano alimentar dos meus pacientes por ser um alimento versátil, pode ser acrescentada tanto em preparações doces, como salgadas: saladas, sopas, feijão, sucos, patês, frutas, iogurtes, etc.

chia_pudding

Agora vamos ao que interessa, suas propriedades! A chia tem 15 vezes mais magnésio que o brócolis, 8 vezes mais ômega 3 que o salmão, 6 vezes mais cálcio que o leite, 3 vezes mais ferro que o espinafre e 2 vezes mais potássio que a banana! Ufa! E não é só isso, ela também é rica em vitaminas do complexo B, fibras, proteínas, antioxidantes, fósforo, zinco e cobre.

beneficios-semente-de-chia

Outra particularidade interessante da chia é que ela tem a capacidade de absorver 12 vezes o próprio peso em água, ou seja, ela incha, formando um gel no estomago, o que pode aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e emagreça.

chia-transforma-gel

Benefícios

»» Suas fibras diminuem a velocidade de absorção da glicose (açúcar), o que ajuda a controlar a glicemia e prevenir o diabetes.

»» Melhora a função intestinal: Mas atenção, ela só funciona para quem toma bastante líquido. Falei mais sobre isso no post passado, para acessá-lo é só clicar AQUI.

»» Possui vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, participam da formação dos ossos e previnem o envelhecimento precoce.

»» Faz bem para o coração: As fibras e o ômega-3 presentes na chia ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos e conseqüentemente regular a pressão arterial.

»» Além disso, o ômega-3 também pode ajudar a tratar e prevenir a ansiedade e a depressão.

Legal né?! 🙂 Que tal tentar incluir a chia na sua alimentação? Vou deixar algumas receitinhas para vocês provarem!

SAGU DE CHIA

Ingredientes: 100ml de suco de uva integral + 2 colheres de sopa de chia.

Modo de Preparo: Misture os ingredientes e deixe em repouso na geladeira por 4 horas.

chia-sagu-2

GELÉIA FUNCIONAL DE MORANGO E CHIA

Ingredientes: 12 morangos (orgânicos de preferência), 3 colheres (sopa) de chia 1 colher (sopa) de açúcar de coco ou adoçante (stévia ou xilitol)

Modo de Fazer: No liquidificador bata os 10 morangos e a chia e por 5 minutos até ficar homogêneo. Reserve os 2 morangos e pique para colocar no final, pra manter uns morangos em pedacinhos, dando textura. Coloque em um recipiente de vidro fechado e leve para gelar. Não é necessário levar ao fogo pois o gel da chia dará a consistência.

chia-geleia-morango

MOUSSE DE ABACATE

Ingredientes: ½ abacate, 2 xícaras de chá de água gelada, 1 colher de sopa de chia hidratada em meia xícara de água por 20 minutos, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de xilitol.

Modo de Preparo: Coloque tudo no liquidificador e bata até obter consistência de mousse, coloque na geladeira por algumas horas.

chia-abacate

COMO SUBSTITUIR O OVO POR CHIAEM PREPARAÇÕES

Para cada ovo que precisa ser substituído, misture 1 colher de sopa de semente de chia com 3 colheres de sopa de água. Deixe a mistura descansar de 15 a 20 minutos, deixando que as sementes absorvam a água. Isso ira formar um gel. Adicione a mistura na massa, como de costume.

chia-semente

Leia também...

Deixe um comentário