Amanhã, dia 23/10, o mundo comemora o Dia Internacional do Champagne e não podemos deixar essa data especial passar em branco.
Champagne é sempre aliado a comemorações e também à sofisticação, mas nem por isso precisa ficar fora do nosso dia a dia e vou te convencer disso:
-
Champagne combina com tudo:
Espumantes de método tradicional como o Champagne, que passam por esse duplo processo de fermentação para obtenção de borbulhas, aliam acidez e densidade em boca, o que facilita muito a combinação com vários tipos de alimentos. Sozinha ou com um menu completo, é sempre uma boa opção.
-
Existem Champagnes de diversas gramaturas de açúcar e isso favorece todos os gostos, até de quem prefere os mais docinhos:
– Doux: mais de 50 gramas de açúcar/litro.
– Demi-sec: 32-50 gramas de açúcar/litro.
– Sec; 17-32 gramas de açúcar/litro.
– Extra dry:12-17 gramas de açúcar/litro.
– Brut : Menos de 12 gramas de açúcar/litro.
– Extra brut: 0-6 gramas de açúcar/litro.
– “Brut nature”, “pas dosé” ou “dosage zéro”: zero dosagem e menos de 3 gramas de açúcar/litro.
-
Existem diversos estilos de Champagnes:
Por sua localização geográfica, a região de Champagne tem um clima difícil e nem todos os anos são maravilhosos para o cultivo das uvas. A fim de manter a produção linear ano a ano, as maisons reservam parte de seus vinhos base durante o ano e utilizam esses blends de diversas safras para conseguir o equilíbrio desejado no produto final. Esse equilíbrio considerará o estilo da casa, que tende a se manter ano a ano exatamente pela ampla possibilidade que esses blends proporciona. Prove diferentes rótulos e busque seu favorito.
É bom lembrar: Nem todos os Champagnes tem safra:
Esses blends de vários anos são os chamados non vintage e representam mais o estilo da casa, enquanto os safrados representam os bons anos e exatamente por marcarem uma época específica, costumam ter um custo mais elevado.
Gostou da ideia e ficou curioso por um Champagne diferente? Minha dica são os Champagnes Barons de Rotschild, uma maison jovem (as primeiras são datadas de 1.729) que carrega o sobrenome da família mais emblemática de Bordeaux, os Rotschild. E você pode adquiri-las no EDEGA. Ah! e a Rosé está com preço especial.
Para entender um pouquinho mais sobre essa maravilhoso mundo, relembre o assunto aqui neste post.
Até a próxima coluna, Keli Bergamo