Amanhã, dia 23/10, o mundo comemora o Dia Internacional do Champagne e não podemos deixar essa data especial passar em branco.

Dia do Champagne 2020 - Champagne Day

Champagne é sempre aliado a comemorações e também à sofisticação, mas nem por isso precisa ficar fora do nosso dia a dia e vou te convencer disso:

  • Champagne combina com tudo:

Espumantes de método tradicional como o Champagne, que passam por esse duplo processo de fermentação para obtenção de borbulhas, aliam acidez e densidade em boca, o que facilita muito a combinação com vários tipos de alimentos. Sozinha ou com um menu completo, é sempre uma boa opção.

  • Existem Champagnes de diversas gramaturas de açúcar e isso favorece todos os gostos, até de quem prefere os mais docinhos:

Doux: mais de 50 gramas de açúcar/litro.

Demi-sec: 32-50 gramas de açúcar/litro.

Sec; 17-32 gramas de açúcar/litro.

Extra dry:12-17 gramas de açúcar/litro.

Brut : Menos de 12 gramas de açúcar/litro.

Extra brut:  0-6 gramas de açúcar/litro.

– “Brut nature”, “pas dosé” ou “dosage zéro”: zero dosagem e menos de 3 gramas de açúcar/litro.

  • Existem diversos estilos de Champagnes:

Por sua localização geográfica, a região de Champagne tem um clima difícil e nem todos os anos são maravilhosos para o cultivo das uvas. A fim de manter a produção linear ano a ano, as maisons reservam parte de seus vinhos base durante o ano e utilizam esses blends de diversas safras para conseguir o equilíbrio desejado no produto final. Esse equilíbrio considerará o estilo da casa, que tende a se manter ano a ano exatamente pela ampla possibilidade que esses blends proporciona. Prove diferentes rótulos e busque seu favorito.

É bom lembrar: Nem todos os Champagnes tem safra:

Esses blends de vários anos são os chamados non vintage e representam mais o estilo da casa, enquanto os safrados representam os bons anos e exatamente por marcarem uma época específica, costumam ter um custo mais elevado.

Gostou da ideia e ficou curioso por um Champagne diferente? Minha dica são os Champagnes Barons de Rotschild, uma maison jovem (as primeiras são datadas de 1.729) que carrega o sobrenome da família mais emblemática de Bordeaux, os Rotschild. E você pode adquiri-las no EDEGA. Ah! e a Rosé está com preço especial.

Champagnes Barons de Rotschild

Para entender um pouquinho mais sobre essa maravilhoso mundo, relembre o assunto aqui neste post.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo

Leia também...

Deixe um comentário