Cerveja especial para iniciantes

Dias atrás, Fran e eu, fizemos uma live no Instagram e o bate-papo foi tão legal que decidi trazer essa conversa pra cá! Quer saber mais sobre cervejas especiais? Vem com a gente!

O que são Cervejas Especiais?

Cervejas especiais nada mais são do que cervejas produzidas com alguma diferenciação quando comparada com as cervejas comerciais mais populares.

O termo “especial” não representa nenhum estilo específico de cerveja.

Sabemos que existem inúmeros tipos de cerveja vindos de 2 principais famílias: Lagers e Ales.

Hoje, no Brasil, podemos dizer que a mais popular é a Pilsen, certo?

Todos nós, que consumimos cervejas nacionais de grandes cervejarias, já vimos em seus rótulos escrito: cerveja Pilsen (ou Pilsner). Mas nem todo mundo tem noção do que realmente seja. Muitas pessoas não sabem, mas uma grande parcela das cervejas que são vendidas como Pilsen na verdade não são.

Quase todas as marcas famosas nacionais, falando tecnicamente, pertencem a outro grupo de cerveja, as chamadas de Light Lager.

À vista disso, é comum mesmo que alguns cervejeiros confundam as duas (Pilsen e Lager) e isso foi assunto do nosso artigo anterior!

Para a pessoa que está acostumada com esse estilo de cerveja, qual você indica para o próximo passo?

Podemos começar com cervejas ainda consideradas leves, porém cheias de sabores, como as Weizens e Witbier, para quem quer um toque de amargor equilibrado, as Pale Ales. Pra quem gosta de Frutas, as fruit beers e por ai vai…

Amamos uma cerveja mega gelada ou trincando, né? As cervejas especiais precisam disso? NÃO!

Cerveja abaixo da temperatura de 2ºC amortece nossas papilas gustativas, as quais são as principais responsáveis por um dos nossos cinco sentidos, o paladar. Em outras palavras, você não sente boa parte do gosto das cervejas, mascarando assim todos os seus defeitos. Experimente tomar somente meio copo de uma cerveja, que você costuma beber estupidamente gelada, em temperatura ambiente, pois bem, este é seu verdadeiro sabor. Gostou?

Há também o fator clima. No Brasil, criou-se o mito de que o ideal para consumo são as cervejas do tipo Pilsen, pois são cervejas mais leves e refrescantes para nosso clima tropical. Isso é totalmente errado, o nosso Brasil é uma país extremamente versátil em relação ao clima e, com isso, podemos degustar vários estilos diferentes de cerveja, respeitando sua temperatura ideal!

E, para finalizar, a dica mais preciosa para quem quer se aventurar nesse mundo de degustação de cervejas especiais:

Respeite a Cerveja. Cada estilo tem sua peculiaridade e degustá-lo de forma correta traz uma experiência etílico-gastronômica maravilhosa!

Um beijo, com Amor e Cerveja,

Thalita Cacho

Leia também...

Deixe um comentário